quinta-feira, 10 de abril de 2014

Plantas medicinais e abortivas (artigo do Boletim PLANFAVI, n.29, jan/mar de 2014)

O estudo avaliou o consumo de plantas medicinais por mulheres, incluindo o período gestacional. As entrevistas foram realizadas com 48 mulheres selecionadas em uma Unidade Básica de Saúde de São Paulo. Dentre as participantes, 75% alegaram fazer uso de plantas medicinais Os perfis químicos foram obtidos por cromatografia em camada delgada e cromatografia líquida de alta eficiência. As plantas mais citadas foram “boldo” (Peumus boldus), “carqueja” (Baccharis trimera) e “sene” (Cassia angustifolia), utilizados principalmente para dores estomacais ou como digestivos (53%), para resfriados (23%), cólicas menstruais (4%) ou para menstruar (2%). 

De acordo com a literatura, todas estas espécies possuem propriedades abortivas. As análises comparativas das amostras identificaram a ausência de controle de qualidade com relação às especificações nas embalagens e/ou padronização para o consumo das mesmas. Este fato foi confirmado através da análise do perfil fitoquímico das mesmas, exceto no que se refere às amostras de P. boldus, que se revelaram bastante similares. 

SOUZA MARIA et al.. Plantas medicinais abortivas utilizadas por mulheres de UBS: etnofarmacologia e análises cromatográficas por CCD e CLAE. Rev. Bras. Pl. Med 15: 763-773, 2013.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário