Atualmente é crescente os resultados positivos de Terapias Complementares na Medicina Veterinária. Um exemplo disso é o sucesso nos inúmeros tratamentos em animais do hospital veterinário da Uniguaçu – Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu em União da Vitória, Paraná.
Através de uma visão futurista, o coordenador do curso de Medicina Veterinária há três anos adicionou ao curriculum à disciplina “Terapias Complementares”. O intuito é oferecer aos alunos conhecimento de uma medicina milenar , onde possam desenvolver variados protocolos de tratamentos, utilizando-se de técnicas holísticas. A responsável pela disciplina, a professora Médica Veterinária Claudia Regina Vieira Rocha, orienta os alunos e futuros médicos veterinários a terem uma visão voltada para o paciente como um todo, e enfatiza o sinergismo de tratamentos alopáticos com tratamentos complementares, proporcionando uma recuperação mais rápida do paciente, utilizando-se menos medicações.
Os animais, independente de espécie, raça e idade recebem tratamentos com fitoterápicos, aromaterapia (óleos essenciais), florais, magnetoterapia, cromoterapia, massagens, acupuntura, fisioterapia entre outros; recuperando o equilíbrio energético perdido pela doença.
O tratamento com Terapias Complementares também traz benefícios à população com menor renda, já que os custos dos medicamentos herbáreos são menos onerosos, não permitindo que nenhum paciente fique sem tratamento. O objetivo é que cada dia mais alunos se interessem pela área, e venham a se dedicar a estudos e pesquisas com tratamentos holísticos.
Foto: Rocha, 2012
Cão, fêmea em sessão de hidrofitoterapia
Cão fêmea , banho de assento com ervas medicinais
Contato
Dra. Claudia R. Vieira Rocha
Professora de Imunologia, Patologia, Terapias Complementares veterinária
Especialista em Medicina Tradicional Chinesa Veterinária, Fisioterapia Veterinária e Geriatria Veterinária
email:
pelos.penas@uol.com.br / clauvet.wrocha@hotmail.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário