sexta-feira, 18 de abril de 2014

Recife, Pernambuco - Horta vertical estimula alimentação saudável no município de Coqueiral

minhacasaminhacara.com.br

A Unidade de Saúde da Família (USF) de Coqueiral, bairro de Recife, tem motivado mudanças de hábito na comunidade por meio da implantação de horta vertical de plantas medicinais e fitoterápicas.

Instalada no espaço lateral do prédio, na horta são cultivadas uma série de plantas, tais como, hortelã, coentro, cebolinha, pimenta biquinho, mastruz, manjericão, capim santo e babosa.

Além do objetivo de estimular a população a adotar uma alimentação mais saudável, a ação incentiva à reciclagem de resíduos. De forma sustentável, os agentes de saúde transformam garrafas PETs em vasos de plantas. Depois de receberem sementes e adubação, os vasinhos são pendurados na estrutura metálica fixada na parede.

Ao procurar a unidade de saúde, o paciente recebe chás e mudas de hortaliças que também servem para temperar a comida. A iniciativa ainda estimula os usuários a criarem hortas em suas residências, transformando-se em agentes multiplicadores.

Paralelo ao cultivo de plantas e consumo, a Unidade realiza palestras de orientação alimentar e sobre o uso de plantas medicinais como método complementar de cuidado da saúde. As palestras contam com apoio de nutricionistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Data: 11.04.2014
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário