quinta-feira, 8 de maio de 2014

Outdoor criado no Peru é capaz de purificar o ar

Qua, 07 de Maio de 2014
O painel é capaz de purificar cem mil metros cúbicos de ar ao dia.

A Universidade de Engenharia e Tecnologia de Lima, no Peru, desenvolveu um anúncio publicitário que purifica o ar. A estrutura foi criada após o sucesso do outdoor que produzia água potável, inventado pela mesma instituição para a Billboard.

De acordo com a UTEC, o painel é capaz de purificar cem mil metros cúbicos de ar ao dia, o equivalente a 1.200 árvores. A estrutura está instalada no perímetro urbano e sua eficiência alcança uma área de até cinco quadras ao seu redor.

“Este painel busca despertar a vocação nos jovens e seu interesse em engenharia. Ele também está aliado à missão que a universidade tem, que consiste em formar engenheiros criativos, sensíveis às necessidades sociais e com um amplo conhecimento científico que os permita se tornarem pesquisadores aptos a desenvolver soluções para problemas existentes na sociedade”, explica a diretora de comunicação da UTEC, Jessica Rúas, em comunicado oficial.

A tecnologia funciona através de determinados processos termodinâmicos que se produzem livremente na natureza como: pressão, vácuos e baixa temperatura. Na máquina são misturados fluidos de ar e água. Em um determinado momento, é modificado o calor interno do sistema, ocasionando a fixação dos contaminantes do ar na água. O processo é contínuo e altamente eficiente, além de ter um gasto energético consideravelmente baixo.

A função da máquina é recuperar o ar nas zonas urbanas, livrando-o da contaminação. De acordo com a UTEC, todo o sistema utiliza apenas 2.5 quilowatts/hora de energia. A água usada é 100% reciclável e os resíduos coletados podem ser encaminhados para análises sobre a qualidade do ar na região em que está inserido.

Redação CicloVivo

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário