segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Vitaminas | O sol como maior aliado

16 Agosto 2014
Sol Tony J Burns SOPA RF

A vitamina D é um composto orgânico essencial para o corpo humano. Para ativá-la é necessária a exposição ao sol. Os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são responsáveis por ativar a síntese desta substância. Mas o sol não é a única fonte de vitamina D, alguns alimentos, especialmente peixes gordurosos de água fria e profunda (como o atum e salmão), fígado, gema de ovo, leite e cogumelos. Vale ressaltar que os peixes criados em cativeiro têm pouca vitamina D. Essas fontes da vitamina complementam a nutrição, mas além conterem pouca quantidade, o excesso de gordura saturada destes alimentos podem acarretar outros problemas. Por isso, a exposição controlada ao sol é recomendada.

Sua função principal é a manutenção do tecido ósseo, mas também é responsável pelo equilíbrio do sistema imunológico. É uma aliada fundamental no tratamento e prevenção de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla.

A vitamina D é parte importante na absorção do cálcio pelos ossos. A deficiência deste nutriente pode causar raquitismo na infância e a osteoporose na vida adulta. Ela também participa do controle das contrações do músculo cardíaco, necessárias para bombear o sangue para o corpo. Para as gestantes, a presença da Vitamina D é fundamental e sua falta pode causar pré-eclâmpsia.

Exposição solar – A recomendação médica para a sintetização satisfatória da vitamina D é de 15 a 20 minutos de sol três vezes por semana. A exposição deve ser feita sem o protetor solar e direta. Sol através de vidros, por exemplo, não proporciona contato com os raios UVB. Vale lembrar que para prevenir riscos de câncer de pele a exposição não deve acontecer entre 10 e 16 horas.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário