sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Os poderes especiais do abacate

O fruto do abacateiro é rico em gorduras responsáveis pelo aumento do HDL (chamado por muitos de "bom colesterol"). Ele é rico em vitaminas do complexo B, vitamina E e magnésio. Seus poderes especiais muito se devem ao betassitosterol, glutationa e ácido oléico que possui funções benéficas tanto para a normalização do colesterol, como funções poderosas por ser antioxidante (combate aos radicais livres), anticancerígeno, antiviral e antifúngico. Também é benéfico para doenças reumáticas e articulares.

O abacate age na modulação do sistema imune, tem ação antiinflamatória, é bom para a recuperação muscular após atividades físicas e também age contra lesões. Além disso, possui ação na regulação de hormônios devido aos fitoesteróis que possui. Um exemplo desta ação, é o bloqueio da conversão datestosterona em DHT (Dihidrotestosterona - metabólito biologicamente ativo do hormônio testosterona). Pessoas que possuem elevação no DHT possuem sintomas como aumento de acne, queda de cabelo e crescimento de pelos, por exemplo. 

Uma porção de abacate que sugiro para consumo diário é de 2 colheres de sopa por dia (como 1 porção de fruta), mas a indicação depende muito da pessoa, se o consumo de gorduras já é alto e se a alimentação já é muito calórica. O abacate vai bem no liquidificador com suco de laranja ou com limão, ou ainda servido como guacamole. Se misturado com cacau em pó, adoçante stévia ou um pouco de mel e semente de chia, pode resultar em mousse bem apetitoso!

Será o abacate milagroso? Não. Vale lembrar que nenhum alimento age sozinho, e que para que ele exerça bem suas propriedades é preciso regular também os bons hábitos de vida como um todo.


Data: 22.08.2014
Link:

Um comentário: