quinta-feira, 21 de maio de 2015

Caderno Teórico e de Atividades - Educação Alimentar e Nutricional: o direito humano a alimentação adequada e o fortalecimento de vínculos familiares nos serviços socioassistenciais

postado por Débora Castilho em Quarta-feira, 20 de Maio de 2015

Caderno Teórico e de Atividades - Educação Alimentar e Nutricional: o direito humano a alimentação adequada e o fortalecimento de vínculos familiares nos serviços socioassistenciais


O Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para as Políticas Públicas apoia os diferentes setores de governo em suas ações de EAN para que, dentro de seus contextos, possam alcançar o máximo de resultados possíveis. E segundo o Marco a EAN é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis.

Pensando que esta temática pode ser realizada por diversos atores que se proponham a contribuir com a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) através da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) e Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), elaboraram os cadernos de teoria e prática de Educação Alimentar e Nutricional visando o direito humano a alimentação adequada e o fortalecimento de vínculos familiares nos serviços socioassistenciais.

O documento tem por objetivo subsidiar o trabalho do profissional dos serviços socioassistenciais ao abordar a temática da EAN, de forma a trazer informações e reflexões fundamentais no sentido de contribuir para a qualidade de vida, a autonomia e o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), das famílias atendidas pelos serviços socioassistenciais.

Os cadernos visam delinear algumas possibilidades para a abordagem da EAN nos serviços socioassistenciais. Estas abordagens podem ser desenvolvidas por meio de atividades lúdicas, pedagógicas, culturais, de lazer, planejadas de maneira articulada e permanente, visando à melhoria da qualidade de vida, o usufruto dos direitos, e ainda à autoestima, o autocuidado e a autonomia, considerando as necessidades e potencialidades das famílias do território.

Caderno teórico:

O Caderno apresenta o conceito de SAN, DHAA, Alimentação Adequada e Saudável (AAS) e os princípios das ações de EAN, na perspectiva da SAN. No capítulo seguinte, apresenta embasamento teórico para abordagem da EAN de acordo com os ciclos da vida (criança, adolescente, adulto e idoso). O conteúdo apresentado no Caderno Teórico vem para auxiliar o desenvolvimento das atividades sugeridas no Caderno de atividades. Confira o Caderno Teórico na Biblioteca do Ideias, clicando na imagem abaixo: 
Caderno de atividades:

Apresenta sugestões de atividades de EAN para a abordagem nos serviços socioassistenciais. O Caderno sugere algumas atividades, baseadas no conteúdo do Caderno teórico, que podem ser realizadas com as famílias, considerando a realidade local. Nos serviços socioassistenciais, a temática EAN pode ser desenvolvida tanto em grupos específicos quanto intergeracionais, de maneira a favorecer mudanças alimentares voluntárias pelas famílias, quando necessário; bem como valorizar e fortalecer os hábitos alimentares saudáveis já adotados no contexto familiar, por meio da abordagem sobre os direitos, sobre segurança alimentar e nutricional e sobre as etapas do sistema alimentar (produção, abastecimento e consumo), valorização do consumo de alimentos tradicionais, produção para o autoconsumo (hortas domésticas e comunitárias), entre outros. Clique na imagem abaixo e confira o Caderno de Atividades em nossa biblioteca.
Vale ressaltar que o planejamento e abordagem da temática EAN para o fortalecimento de vínculos familiares nos serviços socioassistenciais, pode ser potencializado por meio de parcerias com setores públicos (rede de saúde, de educação, de agricultura, emprego e renda, etc.), privados (setor varejista de alimentos, setor de alimentação fora de casa, indústrias) e com a sociedade civil (cooperativas, associações, entidades comunitárias ou religiosas, conselhos, etc.).

Não deixe de conferir os Cadernos em nossa biblioteca! Divulgue e coloque em prática em sua comunidade!

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário