terça-feira, 19 de maio de 2015

Arranjo Produtivo Local de Plantas Medicinais de Betim - APL/Farmácia Viva

24 Abril 2015

No dia 08 de abril foi realizada em Betim/MG a 3ª Reunião da Equipe Gestora do projeto “Arranjo Produtivo Local de Plantas Medicinais de Betim - APL/Farmácia Viva”. A reunião aconteceu no Parque Ecológico Felisberto Neves, Betim-MG, e contou com a presença de representantes da Farmácia Viva de Betim, EMATER, Secretaria de Meio Ambiente, Coordenação do projeto APL Betim, NGBS/Farmanguinhos/Fiocruz, entre outras instituições.

O projeto foi apoiado pelo DAF/SCTIE/MS, através do Edital 01/2012, e tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos no município de Betim/MG. O mesmo conta com uma parceria estratégica da Farmácia Viva de Betim que vem estruturando de forma única seu trabalho de controle de qualidade fitoquímica na produção de insumos, assim como de seus demais produtos.

Na ocasião foram apresentados os avanços relacionados à produção agrícola de plantas medicinais em áreas que, com o apoio do projeto, foram estruturadas agronomicamente e, hoje, já estão produzindo espécies medicinais. Foram, também, apresentados os trabalhos que estão sendo realizados pela Farmácia Viva de Betim/MG no sentido de apoiar na qualificação profissional relacionada ao beneficiamento de espécies pela sua equipe técnica, assim como aqueles trabalhos relacionados às análises químicas realizadas pela mesma equipe.

Trabalhos de mobilização de produtores agrícolas da região, de promoção do conhecimento acerca da produção de plantas medicinais e de seu uso, assim como de sustentabilidade socioambiental, também, fizeram parte das atividades do projeto. Além destes resultados, foram discutidas estratégias para a continuidade do projeto após a finalização junto ao Ministério da Saúde. Sobre esse assunto, foram levantadas diversas possibilidades de articulação em busca de apoio político e financeiro para que novas metas sejam alcançadas e o projeto passe a ter total autonomia.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário