quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Centros Comunitários de Produção – Fabricação de Doces de Frutas (geleias, compotas e massas) – Uso produtivo e eficiente da energia elétrica

A implantação de pequenas indústrias no meio rural é um processo que traz novos desafios para o homem do campo, afinal, fabricar alimentos processados é diferente de plantar e colher. Dessa forma, para que a comunidade projete e instale uma unidade, é necessário que seus produtores tenham o conhecimento sobre as principais características que o empreendimento idealizado deve possuir para ser implantado e operado adequadamente, de modo a obter produtos com a qualidade que o mercado procura e com a segurança sanitária que a legislação exige.

Assim, no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, a Eletrobras, empresa atuante em responsabilidade social e atenta às soluções energéticas para apoiar projetos de desenvolvimento sustentável, contratou a Embrapa Agroindústria de Alimentos e outras consultorias especializadas para desenvolver projetos padronizados de diversos tipos de unidades de beneficiamento. Esses documentos inspiraram a presente Série de Projetos de Referências de CCPs, que tem como objetivo viabilizar a aplicação de técnicas inovadoras em comunidades rurais e permitir que pequenos produtores apresentem seus projetos e utilizem a energia elétrica com eficiência em seus processos produtivos.

Nesse volume, para você, que deseja desenvolver junto com seus vizinhos um Centro Comunitário de Produção para Fabricação de Produtos de Panificação, nós vamos detalhar um projeto de referência para a implantação de um empreendimento com capacidade para uma produção de 250Kg diários de produtos de panificação (pães, bolos e biscoitos). Ao final, sugerimos também receitas elaboradas e testadas para alguns tipos de produtos que podem ser fabricados no CCP.

O consumo de pão no Brasil é de 33,5Kg anuais por pessoa (ABIP, 2009) e representa a metade da porção recomendada por organismos de alimentação mundiais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 60Kg/capita/ano e da Food Agricultural Organization (FAO), de 50Kg/capita/ano. Outros países da América Latina como Argentina e Chile apresentam um consumo per capita de 73 e 93Kg, respectivamente.

Embora esse tipo de alimento, ao lado de outros produtos de panificação, tais como bolos, biscoitos e bolachas, sejam de grande aceitação entre a população brasileira, seu baixo consumo talvez seja devido à dificuldade de se encontrarem produtos “frescos” e de qualidade, sobretudo no interior do país. Essas regiões não contam com um fornecimento regular desses tipos de alimento. As comunidades rurais normalmente têm acesso a alguns desses produtos industrializados ou os produzem artesanalmente em seus lares, mas de forma esporádica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário