quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Conheça o novo modelo do perfil nutricional da OMS

Fonte: ASBRAN - Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2016 


A Organização Pan-Americana da Saúde lançou na última semana, em encontro nos EUA, o Plano de Ação para a prevenção da obesidade na infância e adolescência. 

Aprovado em 2014 pela Organização Pan-Americana da Saúde ( OPAS/OMS), o Plano contou com a colaboração de pesquisadores brasileiros e reformulou um de seus instrumentos para a efetivação de políticas públicas que apontem para o desenvolvimento de políticas, regulamentos e diretrizes regionais para alimentos e bebidas no continente. 

O modelo de recomendação do perfil nutricional de alimentos e bebidas é uma importante ferramenta para a classificação de alimentos de acordo com a sua composição nutricional e foi apresentado dia 18 em uma conferência virtual.

O Plano de Ação determina que a OPAS forneça informações baseadas em evidências para a formulação de políticas e regulamentações ­fiscais e de outros tipos destinadas a evitar o consumo de alimentos não saudáveis, como as relativas à rotulagem na parte frontal das embalagens (PFE) e as diretrizes nutricionais regionais para alimentação escolar (programas de alimentação e venda de alimentos e bebidas nas escolas). O desenvolvimento e a de­nição de critérios regionais de quantidades aceitáveis de nutrientes críticos como sal, açúcar e gorduras trans, na forma de um modelo de per­l nutricional, é um passo decisivo para o cumprimento dessa determinação.

O Modelo apresentado é baseado em robustas evidências cientí­cas e resultado do trabalho rigoroso de um grupo de consultores especialistas composto de autoridades reconhecidas no campo da nutrição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário