Tribulus terrestris (videira da punctura ou abrolhos, «abre-os-olhos»), da família Zygophyllaceae, é uma erva daninha nativa de regiões quentes, temperadas e tropicais do Velho Mundo, como o sul da Europa e sul da Ásia, além da África e da Austrália. Na Europa, foi utilizada como estimulante sexual — para aumentar o impulso e o desempenho — e para o tratamento da impotência durante vários séculos.
Sinonímia popular: videira da punctura, abrolhos ou abrolhos terrestres.
Usos populares: laxante (Grécia Antiga), problemas do fígado, cardiovasculares, para dores de cabeça e exaustão nervosa (China), afrodisíaco (Índia).
Fitoquímica: Suas diversas partes contêm uma variedade de componentes químicos que são medicinalmente importantes, tais como flavonoides glicosilados, saponinas esteroidais e alcaloides. Entre estes, a saponina protodioscina é um dos compostos onde se encontram os principais atrativos desta espécie.
Farmacologia: Esta planta tem sido exaustivamente estudada nos últimos anos em relação aos seus efeitos farmacológicos. Alguns trabalhos revelaram atividade diurética (folhas e frutos), afrodisíaca, imunomoduladora, com aumento da capacidade de fagocitose das células de defesa, além de ação antidepressiva e ansiolítica, entre outras. Embora seja uma planta utilizada há séculos, os mecanismos de ação ainda não se encontram totalmente estabelecidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário