sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Nomenclatura científica - 11

Figuras:
http://www.mieleusa.com/domestic/all-about-herbs-590.htm

Diferença entre cultivares e variedades

Variedades são plantas diferentes da espécie em que surgiram em resultado do aparecimento natural e espontâneo de características novas (http://www.mauroparolin.pro.br/nobotanica.pdf). 

De acordo com a Lei de Proteção de Cultivares, Lei n.° 9.456/1997, cultivar é a variedade de qualquer gênero ou espécie vegetal superior que seja claramente distinguível de outras cultivares conhecidas por margem mínima de descritores, por sua denominação própria, que seja homogênea e estável quanto aos descritores através de gerações sucessivas e seja de espécie passível de uso pelo complexo agroflorestal, descrita em publicação especializada disponível e acessível ao público, bem como a linhagem componente de híbridos. 

Cultivares são espécies de plantas que foram melhoradas devido à alteração ou introdução, pelo homem, de uma característica que antes não possuíam. Elas se distinguem das outras variedades da mesma espécie de planta por sua homogeneidade, estabilidade e novidade (http://www.ufrgs.br/patrimoniogenetico/conceitos-e-definicoes/cultivares). 

Ou seja 

Variedade surge naturalmente de uma espécie. 

Cultivar surge do melhoramento com o objetivo de alterar ou introduzir uma nova característica.

Um comentário: