quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Allium fistulosum em artigo sobre obesidade

Resenha:
Lorena Rogelle SantiagoTexto: acadêmica de Farmácia - Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu - UNIGUAÇU 

Marcos Roberto Furlan - Eng. Agr. - professor 

Algumas espécies conhecidas por cebolinha pertencem ao gênero Allium e são utilizadas quase que exclusivamente na culinária como plantas condimentares.

Uma dessas espécies é o Allium fistulosum (Figura 1). Além de condimento, pesquisas indicam que possui atividades farmacológicas, como, por exemplo, antioxidante, anti-hipertensiva e anti-hiperlipidemia.

Sung et al. (2015) investigaram se uma solução contendo os extratos A. fistulosum e Viola mandshurica possuem efeitos sinérgicos no tratamento da hiperlipidemia e da obesidade. A pesquisa foi realizada em camundongos obesos, com administração de dose de 200 mg/kg/dia por 8 semanas. Alguns de seus resultados foram: a administração oral da solução reduziu o peso corporal, o peso do tecido, o tamanho de adipócitos e a acumulação de lipídios no fígado em comparação com camundongos controle e a mistura das duas plantas também diminuiu as concentrações séricas de triglicerídeos, colesterol total e leptina.

Os autores concluíram que o extrato contendo Allium fistulosum e Viola mandshurica pode ser uma terapia potencialmente eficaz para a obesidade e seus distúrbios metabólicos relacionados, como hiperlipidemia e resistência à insulina.

Referência e link do artigo:
Sung YY, Kim SH, Yoo BW, Kim HK. The nutritional composition and anti-obesity effects of an herbal mixed extract containing Allium fistulosum and Viola mandshurica in high-fat-diet-induced obese mice. Bmc Complementary and Alternative Medicine. 15: 370. PMID 26474757 DOI: 10.1186/s12906-015-0875-1



Figura 1. Allium fistulosum

Nenhum comentário:

Postar um comentário