quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Projeto da UFMT promove intercâmbio entre saberes populares e conhecimento científico

28/07/2017
Quando o assunto é saúde, saberes tradicionais e conhecimento científico são considerados duas faces da mesma moeda. Para estreitar mais harmonicamente essas duas formas de conhecimento, o Grupo de Pesquisas Multiprofisisonais em Educação e Tecnologias em Saúde (Pemeduts), vinculado à Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), desenvolve, desde 2014, uma série de projetos que promovem o contato e o diálogo entre comunidade acadêmica e externa.
Coordenado pelo professor Neudson Martinho, o projeto objetiva estimular, orientar e viabilizar pesquisas inerentes na área de educação em saúde e tecnologias em saúde numa perspectiva multi e interdisciplinar, objetivando contribuir para a articulação ensino-pesquisa e extensão e integração ensino-serviço. 

Uma das ações do projeto, “Práticas Culturais em Saúde: O cuidado e a educação popular em saúde na luta pela vida em uma comunidade quilombola do Estado de Mato Grosso” é realizado na comunidade quilombola Mutuca, localizada em Nossa Senhora do Livramento e tem como propósito conhecer as práticas culturais, materiais e imateriais, de saúde utilizadas pelas famílias da comunidade quilombola elegida enquanto objeto do estudo.

Partindo do conceito de uma construção interdisciplinar do conhecimento, estabelecendo um processo dialógico entre membros da comunidade e pesquisadores, o projeto reúne discentes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Biologia a partir da detecção de práticas culturais materiais da área da saúde, reunindo plantas medicinais, raízes, garrafadas e alimentos, além de práticas imateriais (rezas, bênçãos, rituais, crenças diversas). “Compreendemos que o projeto poderá possibilitar impactos no resgate e manutenção da saúde das comunidades quilombolas de Mato Grosso e de outras regiões do país, por contemplar aspectos fundamentais para o desenvolvimento de qualquer nação no mundo: Práticas culturais e Educação em Saúde”, explica o coordenador. “De forma dialogada, articularemos estes saberes e fazeres com os conhecimentos técnicos e acadêmicos, visando ações de saúde mais humanizadas e o fortalecimento da atenção primária em saúde e da arte de educar em saúde”, completa.

O projeto, que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propeq), foi um dos contemplados no Programa de Bolsas Extensão para Ações Afirmativas (PBEXT/AF), da Coordenação de Extensão (Codex), vinculada à Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT. Ele também é desenvolvido em conjunto com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae).

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