quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Resenha sobre o artigo: Resveratrol provoca efeitos antiaterogênicos em um modelo animal de aterosclerose

Autoria da resenha: 
Elisa Akemi Yokoyama - Acadêmica de Nutrição - UNITAU

Matos et al. (2012) realizaram estudo com o objetivo de avaliar a resposta do resveratrol como antioxidante e antiplaquetário, atividades relacionadas à proteção do sistema cardiovascular com efeito anti-inflamatório.

Transveratrol (resveratrol) é encontrado em uvas frescas, suco de uva e vinho. É um composto polifenólico produzido pela pele das uvas em resposta à exposição fúngica. Exerce potente ação antioxidante, melhora a função endotelial, induz vasodilatação, inibe a oxidação de baixa densidade da lipoproteína (LDL) e inibe agregação plaquetária.

O estudo foi realizado com coelhos brancos adultos masculinos, divididos em dois grupos com 10 coelhos cada. O grupo controle (CG) era sem uso de resveratrol e grupo resveratrol (GR) com uso do composto em 2mg/kg/dia. Ambos receberam dieta específica hipercolesterolêmica (1% de colesterol) durante 56 dias.

Amostras de sangue foram coletadas durante o procedimento. Os resultados obtidos apresentaram que o resveratrol possui propriedades anti-inflamatórias, inibindo ICAM – 1e VCAM – 1 molécula de adesão leucocitária, MCP-1 proteína quimiotática de monócitos, inibição da síntese de TNF-α e IL-1-β induzida por lipopolissacarídeos e liberação de IL-6 dos monócitos, demonstradas claramente em figuras e tabelas.

Lesões ateroscleróticas apresentaram-se leves ou ausentes nos animais do grupo GR, enquanto que no grupo CG foram avançadas. 
Níveis basais de colesterol total (CT), colesterol da lipoproteína de alta densidade (HDL-C) colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL) e triglicerídeos (TGC) sérico, apesar de apresentarem pequena diferença significativa para estudo, apontaram positivas para o grupo GR, enquanto que negativas para o grupo CG.

Quanto ao peso corpóreo inicial médio que eram semelhantes, houve redução de peso no grupo GR e aumento de peso no grupo CG.

Embora estudos demonstrem que o revesratrol não reduz níveis lipídicos plasmáticos, os resultados da pesquisa indicam que há benefícios devido aos antioxidantes e anti-inflamatórios, os quais podem prevenir doenças cardiovasculares.

Referência e link do artigo:

Matos, Rossane Serafim, Baroncini, Lis Andréa Villela, Précoma, Leonardo Brandão, Winter, Guilherme, Lambach, Pedro Henrique, Caron, Kaiber, Flávia, & Précoma, Dalton Bertolim. (2012). Resveratrol provoca efeitos antiaterogênicos em um modelo animal de aterosclerose. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 98(2), 136-142. Epub January 09, 2012.https://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2012005000006

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2012000200006

Nenhum comentário:

Postar um comentário