quinta-feira, 3 de agosto de 2017

O uso de chás: camomila x anticoagulantes - CRF- RS

Uso anticoagulante, posso tomar chá de camomila?

A utilização de plantas medicinais é uma prática generalizada na medicina caseira e que envolve questões sócio-culturais seculares. O uso crescente vem sendo estimulado de forma pouco criteriosa, divulgando-se muitas vezes propriedades milagrosas. No entanto, o uso de plantas medicinais pode ter alguns riscos, entre os quais destacamos nesta matéria potenciais interações com medicamentos.

A camomila (Matricaria chamomilla L.), por exemplo, pode estar ligada com sinergismo de efeito quando associada a anticoagulantes dependentes da vitamina K1, pois pode inibir a CYP3A4, enzima que pertence ao complexo hepático citocromo P4502. Entre os anticoagulantes que podem ter interação com a camomila está a varfarina, a qual possui uma janela terapêutica estreita. A interação farmacodinâmica ocorrida pode ser explicada pelo fato do componente cumarina da camomila interagir de forma sinérgica com a varfarina e resultar em anticoagulação supraterapêutica.

Revisão sistemática do ano de 2014 inferiu que a camomila, bem como gingko biloba e alho podem estar associados ao aumento de sangramentos em pacientes que usam anticoagulantes orais. Os autores concluem que é importante que os profissionais de saúde conheçam os produtos à base de plantas e melhorem a comunicação com os pacientes que os utilizam para fornecer cuidados de saúde seguros e abrangentes.
28.07.2017
Fonte: CIM-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário