segunda-feira, 23 de abril de 2012

É um planta, um fitoterápico ou um alopático?

Há nome que, dependendo da região, pode ser referência para uma única planta, mas que, em outra região, este mesmo nome pode ser a denominação de um medicamento alopático, isto é, somente obtido nas farmácias.


Para começar este tema, resolvam estas dúvidas:


o que pode ser figatil?


eparema pode ser referência para que?


por que um manjericão tem nome de atroveran?

3 comentários:

  1. Figatil: pode ser um fitoterápico ou mesmo um medicamento alopático, cujo nome acaba sendo referência para a sua indicação de uso (males do fígado);
    Eparema: tanto pode ser um medicamento ou uma planta, com as mesmas indicações do figatil (males do fígado);
    Atroveran (manjericão): planta cujo "nome popular" ganhou o mesmo nome de um medicamento indicado como analgésico ou antiespasmódico. Isso acaba ocorrendo para facilitar a associação entre o nome da planta e as indicações de uso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jô!

      Só falta especificar mais.
      Por exemplo:

      Figatil pode ser um fitoterápico, indicado para má digestão e azia, cuja composição contém alcachofra (Cynara scolymus) e boldo-do-chile (Peumus boldus), mas, em algumas regiões, pode ser um nome usado para se referir ao Vernonanthura condensata ou, como observei no Paraná, para o Chelidonium majus.

      Excluir
  2. Caramba, quanta confusão. Como temos que tomar muito cuidado e pesquisar com cuidado cada planta,fazendo a identificação correta!
    Valeu, em fito estamos sempre aprendendo!!!!

    ResponderExcluir