sábado, 28 de abril de 2012

Importância da flora espontânea dos quintais – II

Não são poucas as espécies que nascem espontaneamente nos quintais e que podem servir como alimento. Se acompanham o ser humano em seus quintais, já é um indício de que lhe são úteis.

Com relação à este tema, vamos ver um belo exemplo.
Com poucas variações de nome, o mentruz ou mastruz, cujo nome científico é Coronopus didymus, é uma dessas plantas que iremos encontrar, principalmente, nas épocas mais frias. Rasteira e bem aromática, é fácil de ser identificada.

Na medicina popular e também para o tratamento de animais, é muito usada para contusões, sendo utilizada na forma de emplastro. Mas o seu principal destaque é como expectorante e, por isso, é distribuída até em alguns postos de saúde.

Na culinária, se bem preparada, vai resultar em um refogado bem saboroso.

Com relação aos aspectos agronômicos, indica solo rico em matéria orgânica.

Só tem um perigo: ser confundida com a erva-de-santa-maria (Chenopodium ambrosioides).

2 comentários:

  1. Eu conheço a erva santa maria como mastruz não tem perigo nenhum se confundida ambas são a mesma planta, A erva-de-santa-maria (Chenopodium ambrosioides L.) – também conhecida como ambrósia, quenopódio, erva-pomba-rola, erva-formigueira, chá-do-méxico, mastruço, mastruz, erva-mata-pulga e uzaidela – é adstringente, destrói parasitas intestinais, aumenta a transpiração, relaxa espasmos e tem efeitos expectorante, fungicida e inseticida. É usada também nas afecções das vias respiratórias, rouquidão, catarros crônicos, bronquites, tosse, asma, angina e infecções pulmonares. Externamente cicatriza contusões. - See more at: http://www.curapelanatureza.com.br/2008/10/erva-de-santa-maria-mastruz-um-vermfugo.html#sthash.h5k2kECe.dpuf.
    já o mentruz é outra planta MENTRUZ
    Postado por vida e natureza on quarta-feira, 15 de setembro de 2010
    Marcadores: Chás, Cura, Natureza, Plantas, Receita, Saúde, Tratamento Natural
    Nome Científico: Coronopus didymus

    O mentruz tem alta concentração de iodo e o seu gosto é muito parecido com o agrião, é utilizado já há muito tempo por curar ematomas, inchaços musculares e algumas feridas, inclusive infecções na garganta e órgãos internos. Tem-se informação de seu uso até mesmo para tratamento de úlceras gastro-intestinais. O seu principal componente ativo é o iodo, mas esta plantinha tem outros componentes ativos muito importantes e pouco estudados, pois apenas a ingestão do iodo não proporciona o resultado que ela apresenta. Pode ser macerado com sal ou em óleo vegetal pré aquecido para ser aplicado sobre hematomas, nervos que sofreram torção. Batido com leite é muito utilizado para tratamento de infecções da garganta, faringe ou estomacais.
    Também é utilizado no preparo de um fortificante que utiliza um litro de vinho do porto, uma gema de ovo de pata e um maço de mentruz, depois de batido no liquidificador e coado deve ser colocado na geladeira. Toma-se uma colher de sopa antes das refeições.
    Também tem o seu princípio ativo muito utilizado como inseticida, por isso o cheiro ser parecido com alguns inseticidas não é mera coincidência. portanto ambas são medicamentos, e não é porque é natural que não faz mal, todo medicação deve ser tomada com moderação mesmo que feito de ervas.

    ResponderExcluir
  2. Eu uso desde que meus filhos eram bebês e hoje ainda uso para eles e meus netos, tem super resultado positivo.
    Como salada tbm é muito bom.
    Cozido junto com o arroz ou feijão fica mais saboroso.

    ResponderExcluir