sexta-feira, 27 de abril de 2012

Plantas que tratam o solo e a água

A contaminação ambiental é um dos temas atuais que mais chama a atenção, não só dos técnicos, dos pesquisadores, dos ambientalistas e da mídia, como também da população em geral. Sobre a poluição do solo, algumas propostas para minimizar o impacto ou reduzir a presença de poluentes possuem relação com o uso de plantas. 

Entre as tecnologias que envolvem descontaminação de solo com plantas ou bactérias, apesar de ainda pouco estudada com vegetais, destaca-se a biorremediação. Muitos pesquisadores usam o termo fitorremediação, quando se trata apenas do uso de vegetais com os objetivos de degradar, de retirar ou de isolar poluentes do ambiente.

Portanto, alguns vegetais, desde que não sirvam como alimento, podem contribuir para diminuir o teor de metais pesados no solo, bastando plantá-las em seu quintal.

Em 2009, o pesquisador Josias Coriolano de Freitas, em tese defendida na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), comprovou a capacidade da orelha-de-elefante-giganta (Alocasia macrorrhiza) de absorver metais pesados do solo, como cádmio, cromo, cobre, chumbo, níquel e zinco. A pesquisa foi intitulada "Avaliação da Alocasia macrorrhiza como fitorremediadora dos metais Cd, Cr, Cu, Ni, Pb e Zn".

Ainda com relação aos vegetais, especificamente sobre a biorremediação de poluentes na água, há estudos que demonstram eficiência das plantas dos gêneros Azolla, Ruppia e Lemna.

Alocasia macrorrhiza

Planta do gênero Lemna

Ruppia maritima

Planta do gênero Azolla

Fonte das fotos: wikipedia.org




3 comentários:

  1. Não pode ser consumida pelas pessoas, mas pode ser retornadas para a natureza depois do uso?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos descobrindo a cada dia o poder das plantas!
      Nos Estados Unidos, descobriu mais uma função da espécie: Moringa oleifera, uma proteína presente em sua semente, quando combinada com areia, é capaz de purificar e clarear a água.Estou tentando recordar, mas essa pesquisa, com a Moringa oleifera me parece uma pratica cultural, usada com outra planta.
      http://hypescience.com/arvore-milagrosa-produz-agua-potavel-e-barata/

      Excluir