quinta-feira, 26 de abril de 2012

Fatores que afetam os teores de princípios ativos I

Qual a relação das uvas infectadas pelo fungo do gênero Botrytis com a produção de princípios ativos?


É possível uma planta com ação farmacológica comprovada ser cultivada e não apresentar nem sequer algum traço do princípio ativo responsável pela ação?

Pode sim, e não é tão raro acontecer essa situação, pois existem princípios ativos que só surgem após o ataque de micro-organismo ou de insetos e dano mecânico, por exemplo. Essas substâncias são denominadas de fitoalexinas.

Essa informação para a fitoterapia é essencial, principalmente porque é comum cultivar as plantas medicinais em um local onde serão irrigadas, adubadas e receberão tratos culturais, de maneira que não possibilite a ação de defesa da planta e, consequentemente, a produção do princípio ativo, caso seja uma fitoalexina.

Como exemplo de fitoalexina, pode ser citado o resveratrol da uva, do amendoim ou da amora, dentre outras. Na uva, como já foi estudado, a substância é sintetizada na casca, como resposta contra dano mecânico, irradiação de luz ultravioleta e infecção causada pelos fungos Botrytis cinerea e  Plasmopora viticola

Nenhum comentário:

Postar um comentário