segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Espirradeira


A espirradeira, Nerium oleander, da Família das Apocynaceae, é uma planta de origem Mediterrânea, mas cultivada em várias partes do mundo como ornamental. Também é conhecida como oleandro, flor-de-são-josé, loandro, loureiro-rosa,  ou loandro-da-índia. É um arbusto que chega a 4m. Sua folhagem é densa e as flores róseas ou brancas de odor agradável.

É uma planta tóxica por possuir glicosídios cardioativos, sendo os principais, a oleandrina e a neriina. Em humanos, a intoxicação leva a sintomas de náusea, vômito, cólicas e diarréia, cefaléia, tontura, sonolência, alterações na visão, delírios, e alterações cardiovasculares como queda de pressão arterial, arritmias, extrassístoles e morte por fibrilação ventricular, já que altera a condução elétrica do miocárdio. Uma folha pode ser suficiente para intoxicar uma pessoa, e doses de 15 a 20 gramas pode levar a óbito um bovino ou eqüino.

Em animais de criação, eqüinos, bovinos, ovinos, caprinos, ocorre a intoxicação acidental, quando se alimentam de partes da planta podadas e deixadas ao alcance, e que apesar de impalatáveis, mesmo uma pequena quantia ingerida pode levar à morte, ou quando os animais não são adequadamente alimentados e passando fome, ingerem grandes quantidades da planta.

Geralmente, o proprietário não observa sintomas, sendo somente definida uma morte súbita no animal de criação, visto que também não há sinais macroscópicos evidentes desta intoxicação à necropsia. Em estudos experimentais, os sintomas incluem sialorréia, bruxismo, tremores musculares, aumento de freqüências cardíaca e respiratória, relutância em caminhar, queda e morte.

Podemos explicar tais sinais, pois os glicosídios cardiotônicos da espirradeira agem na bomba de Na (sódio) e K (potássio) dos músculos, fazendo com que o K saia das células e tenha maior concentração no sangue, o que decai a atividade elétrica dos músculos, principalmente do coração acarretando nas arritmias e parada cardíaca.

O tratamento se dá através de anti-espasmódicos como atropina, anti-eméticos, protetores de mucosa, adsorvente intestinal, lavagens gástricas, e terapêutica para os transtornos cardiovasculares como anti-arrítmicos e cloreto de potássio, e desequilíbrios hidroeletrolíticos.
Portanto devemos levar em conta o diagnóstico diferencial de morte súbita em animais também pela intoxicação pela espirradeira, já que é muito empregada como ornamental e cuidar para que as pessoas não a utilizem de forma indevida pelo seu alto potencial de toxicidade e morte.

Foto: en.wikipedia.org
Texto: Médica Veterinária Carolina Granconato de Abreu

Referências:

PEDROSO, P. M. O. et al. Intoxicação natural e experimental por Nerium oleander (Apocynaceae) em bovinos no Rio Grande do Sul. Pesq. Vet. Bras. 29(5):404-408, maio 2009.

LAINETTI, R.; BRITTO, R. S. A Cura pelas Ervas e Plantas Medicinais Brasileiras.   Editora Ediouro. 1979.

SYLVIO, P. Plantas que Curam - Cheiro de Mato. IBRASA. 1997.

2 comentários:

  1. Srs

    Todos os sites são todos iguais, falam apenas que a Espirradeira é venenosa. Isto já sabemos, porém ninguém fala quando ela flora, os cuidados e como cultiva-las. Por favor nos ajude com etas informações se vc as tiver.

    obrigado

    Donizete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Donizete! Ótimo comentário. Grato! Durante a semana coloco informações sobre o cultivo da espécie, inclusive porque possui variedades ou cultivares de diferentes cores.

      Excluir