sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Caminho para economizar com a cultura da acerola

(Agência Prodetec) - Mudas mais vigorosas para plantio e uma grande economia de adubos fosfatados no cultivo, eis o resultado da pesquisa sobre acerola realizada em Sergipe por técnicos da Embrapa, mobilizando recursos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Banco do Nordeste (Fundeci).

O objetivo do trabalho, conduzido no campo da Embrapa Tabuleiros, a 6 km do centro de Aracaju, foi avaliar o efeito da adição de solo rizosfórico de coberturas vegetais como inóculo de fungos micorrízios arbusculares (FMA) sobre o crescimento de aceroleiras em fase de produção de mudas, sob diferentes condições de fornecimento de fósforo (P).

No estudo foram usadas coberturas de feijão de corda, feijão de porco, gliricídia, mandioca e pousio, além de um controle não-inoculado.
 
Menos adubo e mais crescimento

Conforme os pesquisadores, a adição do solo rizosfórico pré-cultivado com feijão de corda, feijão de porco e gliricidia ao substrato de produção de mudas de acerola, resultou aumento da absorção de fósforo e crescimento das mudas.Esse tipo de prática implicaria menores custos na cultura da acerola, na medida em que reduz o uso de adubos fosfatados.

Eles admitem, ainda, que a utilização destas três culturas em consórcio com a aceroleira também poderá ser muito benéfica, através de estímulo às populações de fungos micorrízicos nativas do solo.

Originária da região do Caribe, onde é conhecida como cereja das Antilhas e chegou a ser e chegou a ser tida como segredo de Estado, a acerola é riquíssima em vitamina C, dando até quatro safras por ano. De Pernambuco, onde foi cultivada, inicialmente, na década de cinqüenta, espalhou-se por outros estados da Região e do País.

Data: 15.02.2013
Link:
http://www.agenciaprodetec.com.br/plantao.html?start=5

Nenhum comentário:

Postar um comentário