Um trabalho conjunto entre Emater (área de plantas potenciais, medicinais-aromáticas) e UFPR (setor de plantas medicinais-aromáticas,) instalou duas unidades de validação de plantas com potencial para produção de óleos essenciais (OE) em Marilândia do Sul-PR. O objetivo é avaliar o potencial de produção de óleo essencial de cinco espécies: hortelã canadense, hortelã pimenta, capim limão, citronela e patchouli.
O interesse de mercado por óleos essências tem crescido em torno de 7% ao ano. Os OE são utilizados como aromatizantes, fragrâncias, fins medicinais / farmacêuticos, aromaterapias, fitocosmética, em produtos domissanitários, dentre outros.
O município de Marilândia do Sul já possui uma indústria com um equipamento (extrator de 2 dornas com capacidade de 1 tonelada cada uma) para extração de OE e há indústrias interessadas em adquirir esta produção em Campo Largo e Ponta Grossa.
O extensionista Eng. Agrônomo Romeu Suzuki, é o responsável por acompanhar as unidades juntamente com o extensionista estadual e também Eng. Agrônomo Cirino Corrêa Júnior e o professor da UFPR, Dr. Cícero Dechamps.
Fonte: Emater PR
Foto: Divulgação Emater / PR
Data: 08.02.2013
Link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário