sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Planta em Foco: Valeriana, no Boletim PLANFAVI, n. 28, 2013

Valeriana officinalis L (Valerianaceae)

Sinonímia popular: erva-dos-gatos, erva valeriana selvagem. 
Sinônimos botânicos: Valeriana wallichii DC, Valeriana jatamansi Jones.

Planta perene com pequenas flores brancas ou rosadas com odor adocicado e que florescem no verão atingindo até 2,0 m. Nativa da Europa e de alguns países da Ásia, também é cultivada na América do Norte, no Japão e na Rússia. Os medicamentos, preparados a partir dos órgãos subterrâneos, são utilizados desde o tempo de Hipócrates.

Usos populares: Os usos populares estão relacionados aos distúrbios do sono e também a ansiedade, estresse, entre outros.

Fitoquímica: contem diversos compostos farmacológicas, destacando-se o óleo essencial (acido valerênico), ésteres iridóides (valepotriatos) e seus produtos de decomposição tais como baldrinal e homobaldrinal, aminoácidos (arginina, GABA, glutirosina) e alcaloides. Também são encontrados ácidos fenólicos e flavonoides.

Farmacologia: Possui ação depressora central, sedativa, ansiolítica, espasmolítica e relaxante muscular. Os ácidos valerênicos podem contribuir com a redução degradação do GABA, um dos efeitos responsáveis pela ação sedativa. Outro mecanismo se dá pela presença de glutamina no extrato, substrato para formação do GABA.

American Herbal Pharmacopoeia and therapeutic compendium: Valerian Root, 1999, Santa Cruz, CA.

Índice Terapêutico Fitoterápico ITF. 2008 EPUB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário