quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Projeto de beneficiamento de castanha em Juruena-MT promete ser alternativa para desmatamento

Castanheira. Foto: Embrapa

Cadeia Produtiva da castanha, reconhecida como Tecnologia Social, é foco de projeto social no Noroeste de Mato Grosso.

O Projeto CultivAção vai gerar renda e inclusão digital para agricultores do município de Juruena MT.

O Município de Juruena esta localizado na porção amazônica do estado de Mato Grosso, há 929 km de Cuiabá. A única via de acesso que liga a cidade é a MT 170, que ainda não está pavimentada. Juruena compõe o chamado “arco do desmatamento” – expressão que designa uma ampla faixa do território brasileiro nas fronteiras das regiões Norte e Centro-oeste do país e que sofre constante pressão de atividades que resultam em desmatamento. É dentro desse cenário que surge o projeto CultivAção.

Com foco na geração de renda e inclusão social, de gênero e digital, o projeto vai atender cerca de 1.500 pessoas de quatro comunidades rurais de Juruena. “Para reduzir o desmatamento e manter as famílias no campo é necessário que agricultores tenham renda digna em pequenas áreas, isso é possível com agricultura familiar, diz Lucineia Machado, coordenadora do Projeto CultivAcão.

A Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia (AMCA) encontrou uma alternativa de renda sustentável através do beneficiamento de castanha do Brasil. Há quatro anos elas produzem amêndoas, biscoitos e macarrão de castanha do Brasil, Em 2014, a AMCA está começando o Projeto Cultivação, que conta com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania. O principal objetivo do Cultivação é gerar trabalho e renda, e fortalecer a agricultura familiar através de uma produção voltada para o trabalho no campo.

Durante a fase inicial do projeto, diversas reuniões de divulgação estão sendo realizadas nas comunidades. Com um cronograma de 24 meses o Cultivação vai beneficiar 1.580 pessoas das Comunidades Vale do Amanhecer, 13 de Maio, Somapar e Vale do Canamã. Nesse período serão implantados três centros de inclusão digital, uma fábrica de conservas de legumes e frutas e 60 hortas. As novas ramificações do projeto estão em construções e acontecem sempre com a participação da comunidade nas decisões. Além disso, as atividades das fábricas de biscoitos, macarrão e amêndoas de castanha do Brasil da AMCA também serão ampliadas.

Sobre o CultivAção

O objetivo do projeto CultivAção, executado pela Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, desenvolvido na região Noroeste de Mato Grosso, é gerar renda e inclusão social, de gênero e digital para moradores de quatro assentamentos da região.

EcoDebate, 15/01/2014

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário