quarta-feira, 21 de maio de 2014

Toledo, Paraná, promoveu encontro educativo sobre importância e eficácia da fitoterapia na saúde pública

14 de maio de 2014

<>
Na manhã desta quarta- feira (14) no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura foi realizada um encontro sobre plantas medicinais. O Programa Nacional de Plantas Medicinal e Fitoterápico acontece desde 2009 e Toledo junto a Foz do Iguaçu e Pato Bragado atuam desde 2012. O objetivo foi capacitar profissionais da área da saúde a aplicarem o uso da fitoterapia com os pacientes portadores de enfermidades simples.

Toledo conta com um arranjo produtivo local de plantas medicinais, que tem por objetivo formar uma cadeia sustentável na própria região. Segundo a assistente social, Denise Liell, o município é um dos 14 projetos de todo Brasil. “Queremos melhorar a cada dia esse projeto, trabalhando com os próprios profissionais da saúde a preparação”, comentou ao destacar a importância do evento.

Na ocasião, as sócias proprietárias do Centro Popular de Saúde Yanten de Medianeira, Roseli e Teolide Parizotto recepcionaram mais de quarenta profissionais de todo município de Toledo. “Nós vamos até as cidades que estão habilitadas ao programa ensinar como aplicarem as plantas, os procedimentos, de maneira interativa para que possam absorver de maneira sensata”, explicou Teolide.

Atualmente o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece 12 medicamentos fitoterápicos. Entre as opções estão Guaco, Espinheira Santa, Unha de Gato, Transagem, Salgueiro, Menta, Babosa, Alcachofra entre outros, informou Roseli. Segundo o assessor especial em Saúde, Edson Simionato, a fitoterapia deve crescer ainda mais. “Essa opção de tratamento pode colaborar para que muitos pacientes possam melhorar de forma tranquila e proporcionar qualidade de vida, por isso é importante a formação dos profissionais da área e o investimento dos municípios, a exemplo de Toledo”.

Fitoterapia

Segundo o Ministério da Saúde, os fitoterápicos são medicamentos que desempenham um papel importante em cuidados contra dores, inflamações, disfunções e outros incômodos, ampliando as alternativas de tratamento seguras e eficazes. “O tratamento com plantas medicinais, é indicada para o alívio sintomático de doenças de baixa gravidade e por curtos períodos de tempo, esse tipo de remédio pode ser produzido a partir de plantas frescas ou secas e de seus derivados e têm várias diferentes formas farmacêuticas, como xaropes, soluções, comprimidos, pomadas, géis e cremes”, informou detalhadamente Teolide Parizotto.

Para ter acesso, o usuário tem que procurar um profissional habilitado em prescrever fitoterápicos em uma das unidades básicas de saúde dos 14 estados – sendo que três cidades do Paraná habilitas se encontram na região oeste - que disponibilizam esses medicamentos, finalizou Teolide.

Sobre o Programa Nacional de Plantas Medicinal e Fitoterápico

O Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, instituído em dezembro de 2009, tem como objetivo inserir, com segurança, eficácia e qualidade, plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados à Fitoterapia no SUS. O programa busca também promover e reconhecer as práticas populares e tradicionais de uso de plantas medicinais e remédios caseiros.

A partir de 2009, o SUS passou a ampliar a lista de medicamentos fitoterápicos disponíveis na assistência farmacêutica básica em todo o país. Atualmente, são oferecidos 12 fitoterápicos derivados de Espinheira Santa, para gastrites e úlceras, e de Guaco, para tosses e gripes entre outros.

Fitoterapia em Toledo

O município já tem um arranjo produtivo local de plantas medicinais, que tem por objetivo formar uma cadeia sustentável na própria região. Com a iniciativa, Toledo se insere como um dos 14 projetos de fitoterápicos de todo Brasil. Apesar de estar em fase de implantação o tratamento por fitoterapia no município, a Secretaria Municipal de Saúde já tem objetivos, como o melhor atendimento ao paciente, por meio da alternativa. Além das ações voltadas aos profissionais de saúde, o setor tem oferecido Oficinas às crianças e adolescentes do município, dentro da programação do ‘Encontros e Caminhos – Expedição Rio Toledo’. Para a coordenadora do Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Elenir Rudek, trabalhar o assunto durante a Expedição é muito importante. “Só com os jovens vendo como funciona é que eles entenderão a importância, por exemplo, de manter uma alimentação saudável. Nossa intenção é ensinar a forma correta de preparar chás e até mesmo as contraindicações”, explicou.

See more at:

Nenhum comentário:

Postar um comentário