terça-feira, 29 de julho de 2014

Aplicativo gratuito simula a situação do produtor rural diante do Código Florestal

O produtor rural, com empreendimento de qualquer porte, pode conferir sua situação diante do Código Florestal por meio de tablets ou computadores com acesso à internet, a partir do aplicativo desenvolvido pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – IMAFLORA e o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais – IPEF.

Introduzindo informações como a localização, área total da fazenda, data de desmatamento e áreas com florestas, é possível ter informações sobre a situação do imóvel: se há excedente ou falta de floresta, seja em áreas de preservação permanente (APP) ou reserva legal. O proprietário é informado de quanto seria necessário restaurar ou compensar para se adequar à legislação. Dependendo da situação do empreendimento, fica informado sobre o quanto de floresta excedente pode ser oferecida para a compensação de outras fazendas com falta de vegetação nativa.

O aplicativo inclui as particularidades da Lei Florestal para caba bioma, tamanho de imóvel rural e data de desmatamento, considerando as situações em que as APPs podem ser contabilizadas como reserva legal, entre outras funções. Já está disponível gratuitamente nas lojas da Apple e Google, nos seguintes endereços:



e na interface para computadores com acesso internet em


“É uma ferramenta fácil e prática para o produtor rural entender a aplicação do Código Florestal para o seu imóvel rural e se preparar o seu registro no CAR (Cadastro Ambiental Rural), que é o primeiro passo para a legalização ambiental de sua propriedade” afirma Luis Fernando Guedes Pinto, Gerente de Certificação do Imaflora.

O aplicativo traz ainda a íntegra do “Guia para a aplicação da nova lei florestal em propriedades rurais”, elaborado pelas duas instituições e. O Guia explica os conceitos da Lei embutidos no aplicativo e que permitem ao produtor entender o passo a passo para o cumprimento do Código Florestal. Em cerca de seis meses, teve mais de 300 mil acessos, comprovando a necessidade de “tradução” da complexidade do Código para o dia a dia do produtor rural.

O Guia pode ser baixado aqui.

Sobre o Imaflora

O Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agropecuário. Com atuação nacional e participação em fóruns internacionais, foi fundado em 1995 e tem sede em Piracicaba, interior de São Paulo. Saiba mais emwww.imaflora.org

Sobre o IPEF

O IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, criado em 1968, é uma associação sem finalidade econômica que tem por objetivo o planejamento, a implementação, a coordenação de ações e o gerenciamento de recursos destinados aos estudos, análises e às pesquisas na área de recursos naturais, com ênfase na ciência florestal. Com o aperfeiçoamento do modelo de atuação dos Programas Cooperativos, o IPEF envolve os profissionais das empresas em todas as fases das pesquisas. Com isso, cria-se um imprescindível sinergismo entre os participantes da academia e das empresas envolvidas, do que resulta uma otimização da interação entre as próprias associadas e outras empresas convidadas em função de relevantes contribuições que possam trazer aos trabalhos em andamento. Saiba mais em www.ipef.br

Por Fátima Nunes, do Imaflora

EcoDebate, 10/07/2014

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário