segunda-feira, 28 de julho de 2014

Pesquisador cria ferramentas utilizadas pela internet para auxiliar estudos em saúde

25 Julho 2014

Um trabalho desenvolvido pelo chefe do Setor de Informática da Fiocruz Pernambuco, Eduardo Jaime Ferraz, inova com o desenvolvimento de tecnologia para pesquisas em saúde via web. A iniciativa pesquisa e implanta programas para auxiliar os estudos da área da saúde, que podem assim ser aplicados em dissertações e teses. No total, já foram criados nove sistemas web na Fiocruz Pernambuco com GeneXus – ferramenta de desenvolvimento de sistemas que permite criar aplicativos para as linguagens e plataformas mais populares do mercado, sem necessidade de programar.
Eduardo Jaime Ferraz. Crédito: Rita Vasconcelos

O primeiro sistema desenvolvido para a Fiocruz foi o WebCeua, em 2007. A solução cadastra, autoriza e emite a licença de utilização de animais para pesquisas. Ao acessar, o pesquisador deve informar os tipos de animais que quer utilizar, espécie, quantidade, sexo e idade. Os dados do projeto são automaticamente enviados para a Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) do Rio de Janeiro, que analisa a solicitação. Após o pedido ser aprovado, o pesquisador recebe a licença de utilização. Esse processo reduz a necessidade de impressão dos projetos e diminui o tempo de análise, que de mais de dois meses caiu para, em média, duas semanas. O WebCeua já tem mais de 1 mil usuários e pode ser acessado aqui.

O programa Custo da Dengue é um questionário eletrônico que registra as entrevistas e faz um levantamento do custo da Dengue em vários estados do Brasil. As respostas podem ser exportadas para o formato XLS, o que facilita a aplicação das informações em softwares estatísticos. O questionário eletrônico sobre Tracoma cadastra as entrevistas para que seja feito o levantamento de pessoas com até 18 anos que tenham a doença, em vários estados do Brasil. Os outros softwares desenvolvidos para a Fundação são: corte de pacientes com HIV/Aids, Serviço de Referência Nacional em Filarioses, Serviço de Referência no Controle de Culicideos Vetores, Controle de Gestantes e Recém-Nascidos com Dengue no Instituto Materno-Infantil de Pernambuco, Serviço de Referência em Doença de Chagas e Gestão da Garantia da Qualidade de Meios de Cultura.

De acordo com Ferraz, os principais impactos ao inserir os programas on-line na instituição foram a agilidade nas respostas e a padronização de fluxos de trabalho. Com a tecnologia, os interessados encontram todas as informações em um só portal e, ainda, sem custo. Os sistemas permitem que os estudos sejam feitos em menos tempo, com mais veracidade e com detalhes de informações. “O desenvolvimento dos programas só foi possível pela facilidade e rapidez que a plataforma GeneXus oferece. Entre as vantagens da solução estão a agilidade no desenvolvimento de sistemas, padronização de nomes e de desenvolvimento, liberdade para desenho de layout, portabilidade para outros tipos de banco de dados, com o mínimo de esforço e sem a necessidade de conhecer a linguagem do gerador”, conta Ferraz.

O grupo de tecnologia da Fiocruz Pernambuco já trabalha em um novo projeto. Em 2015, as áreas de gestão, ensino e pesquisa ganharão um novo programa, que será utilizado no estudo da Tuberculose em HIV. Os questionários testes deste sistema já estão disponíveis no site da instituição.

A GeneXus - GeneXus International é a empresa criadora de GeneXus, a ferramenta de desenvolvimento de sistemas que permite criar aplicativos para as linguagens e plataformas mais populares do mercado, sem necessidade de programar. Esta solução de desenvolvimento multiplataforma de nível empresarial permite às empresas aproveitarem ao máximo suas equipes de desenvolvimento, simplificando a criação e a manutenção de programas e bases de dados, automatizando tudo o que é automatizável. GeneXus é a ferramenta escolhida por mais de 100 mil usuários corporativos e 8,5 mil empresas para aumentar sua flexibilidade e produtividade na hora de criar novos aplicativos.

Fonte: Eliane Tanaka / Portal Segs

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário