segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Alagoas: Projeto RECOR implanta horta de plantas medicinais em escola do Médio Coruripe

O Projeto RECOR - Restauração do Rio Coruripe - realizou mais um curso de plantas medicinais, dessa vez na cidade de Teotônio Vilela, Alagoas. O curso aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro e contou com a participação de professoras da creche Vovó Yeda, professoras e alunas do EJA da Escola Gov. Moacir Lopes de Andrade. 

A fitoterapia é de princípio alopático ou seja, a doença é combatida com o princípio ativo da planta. Na aula teórica, o professor Alberto Espinheira fez um apanhado sobre indicação, preparo e uso das plantas medicinais. Nesse momento, muitas dúvidas surgem. Dentre elas, "Professor, pode tomar garrafada (mistura de ervas) todos os dias?". Espinheira esclarece que é importante estar atento ao preparo das plantas desde a escolha das folhas até os meios de preparo. Não é indicado o tratamento com plantas medicinais por mais de 21 dias seguidos. O paciente corre riscos como intoxicação, por exemplo. O uso da garrafada tem que ser feito com parcimônia e atentando para seu fabricante. Saber a procedência, onde as plantas foram colhidas, se foram limpas são cuidados básicos para o uso de medicamentos.

O uso popular de plantas medicinais tem seu efeito curativo comprovado cientificamente. "O curso está sendo bom pra mim. Já descobri muitas coisas que fazia errado. Vou usar os conhecimentos que estou aprendendo no cuidados com minhas plantinhas em casa, na preparação do chá, usar outro tipo de panela, o tempo de fervura da água. Vou por em prática mesmo!" conta a professora Verônica Santos.

Hora de colocar as mãos na enxada! A turma foi dividida em grupos de 3 onde cada equipe ficou responsável pelo preparo de um canteiro da horta. Foi feita limpeza da área, marcação do canteiro, adubação e plantio. Nesse momento, a turma realiza que a atividade pode ser intertextualizada com diversas disciplinas. Matemática, geografia, ciências. O curso de Plantas Medicinais tem como grande objetivo a formação de multiplicadores. "Esse trabalho que vocês fizeram hoje, é um alerta para as questões naturais. Estamos num ambiente urbano, mas o que a gente faz aqui reflete no campo também. Se todo mundo tiver consciência do que nós passamos esses dois dias aqui e levar isso para as crianças, que são o futuro, esse trabalho tem uma importância muito grande porque vocês vão preparar os diretores do nosso planeta", finaliza o professor Espinheira. 

Com esse curso, o Projeto RECOR finaliza o ciclo de Plantas Medicinais no Médio Coruripe. Agora, voltamos para os municípios de Coruripe (Baixo Coruripe) e Igaci, no Alto Coruripe.
Link:
http://www.projetorecor.org/projeto-recor-implanta-horta-de-plantas-medicinais-em-escola-do-medio-coruripe

Nenhum comentário:

Postar um comentário