segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Alimentação Escolar e Agricultura Familiar

postado por Lucas Ferreira em Quarta-feira, 29 de Outubro de 2014


A alimentação oferecida nas escolas possui vários fatores que contribuem para a melhora dos hábitos alimentares. Um deles é a obrigação do uso dos recursos do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação) para compra de alimentos provenientes da agricultura familiar. 

Por meio da Lei nº 11.947/2009, do total dos recursos repassados pelo FNDE para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no mínimo 30% deve ser comprado em gêneros alimentícios da agricultura familiar, sem intermediários e dispensando o processo licitatório. 

Além de contribuir para a saúde das crianças, o projeto aumenta o incentivo à agricultura familiar e auxilia na melhora das condições de vida da população que depende da produção local de alimentos. 
A escolha dos fornecedores e a produção dos cardápios ficou sob responsabilidade dos nutricionistas, o que valoriza a profissão e permite o melhor aproveitamento dos recursos para disponibilizar alimentação de qualidade para nossas ciranças.

Para explicar como funciona a compra e seleção dos fornecedores, o Ministério do Desenvolvimento Agrário possui a cartilha "O encontro da Agricultura Familiar com a Alimentação Escolar", que você pode ver na íntegra aqui, na Biblioteca do Ideias.
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário