terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

[Pensando EAN] As mudanças contemporâneas e sua influência na alimentação

postado por Luana Mello em Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2015

Você já parou para pensar sobre as mudanças na alimentação?

Refletindo sobre esse assunto, três pesquisadores escreveram um artigo sobre como os processos contemporâneos interferem na alimentação. Nesse artigo, eles trazem diversas citações de outros estudiosos sobre esse tema, incluindo esse de Rial (1995):

“O modo alimentar de uma época é consoante com suas outras dimensões sociais e com a identidade dos seus indivíduos. A alimentação contemporânea nas grandes cidades (lugares preferenciais de instalação dos fast-foods) não poderiam, em nome de uma nostalgia, se manter dentro das mesmas estruturas da antiguidade: uma época de velocidade, de aceleração do tempo, demanda uma alimentação rápida [...] Aproveitando um trocadilho de Fischler, poderíamos dizer que não estamos apenas diante de uma gatro-anomia que substitui a gastronomia anterior, pois novas regras (nomos) de alimentação se constroem ao lado do comer fastfoodiano e doutrinas alimentares rígidas como o vegetarianismo, a macrobiótica, dietas sem carne ou derivados, etc ganham espaços. Não se trata de abordar a mudança apenas do ponto de vista dos elementos que preenchiam uma determinada estrutura e, diante da constatação de lacunas, lamentarmos essa desestruturação, não estamos diante da simples alteração de elementos, a própria estrutura foi alterada. Trata-se de perceber novas estruturas ao invés de ausência de estrutura.”
E é começando a perceber essas mudanças que podemos fazer alguma coisa para revertê-las.

E você percebe essas mudanças?

Pensando EAN

O Pensando EAN é um espaço para reflexões e citações sobre diversos temas relacionados à Comida, Cultura e Educação Alimentar e Nutricional. O texto dessa semana é um trecho de um artigo escrito por Elvis Wandscheer, Carlos Maciel e Anderson Neves. O trecho é uma citação de Carmen Rial, publicado na revista Horizontes Antropológicos. O artigo do qual o texto foi retirado se chama “A influência dos processos contemporâneos na alimentação: uma proposta de reflexão” e foi publicado na Revista Nera em 2011.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário