Um abaixo-assinado online, publicado no site Petição Pública, exige um plano de manejo para a Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto que garanta, de fato, a conservação da Chapada dos Veadeiros e da Reserva da Biosfera do Cerrado.
(Com informações de Petição Pública)
O texto da petição critica vários pontos da proposta para o plano de manejo da APA de Pouso Alto (englobando a Chapada dos Veadeiros e entorno), apresentada em dezembro de 2014, que segue na contramão da preservação do bioma Cerrado. Segundo descrição do abaixo-assinado, essa proposta de 2014 permite a pulverização aérea de defensivos agrícolas (agrotóxicos), empreendimentos de mineração, centrais geradoras hidroelétricas e propõe um zoneamento não adequado para a conservação do patrimônio ambiental e cultural da região da Chapada dos Veadeiros.
Clique aqui e acesse a petição
“Considerando que o plano de manejo é uma importante ferramenta para a gestão do território e uma das poucas ferramentas jurídicas que podem ser usadas para controlar empreendimentos com atividades de grande impacto, a proposta apresentada oferece sérios riscos socioambientais para a região”, afirma o texto do abaixo-assinado.
Ainda de acordo com a petição, a região da APA é de grande importância para o abastecimento da bacia do Rio Tocantins, para a biodiversidade e para o ecoturismo brasileiro. “A aprovação dessa proposta para o Plano de Manejo é mais um passo em direção à extinção do bioma Cerrado”, ressalta.
Com mais de 5.500 assinaturas, o abaixo-assinado é endereçado ao Conselho de Gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás (SEMARH), governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB), e presidenta Dilma Rousseff (PT).
Petição socializada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e publicada no Portal EcoDebate, 25/02/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário