Postado por Ascom/MDS - Segunda-feira, 06 de Abril de 2015
Fonte: http://goo.gl/Oc0SPN
Ampliação do acesso a alimentos saudáveis, por meio da aplicação de recursos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae), é um dos objetivos da campanha
Depois da Copa do Mundo 2014, a campanha Brasil Orgânico e Sustentável prepara as ações promocionais com foco nas Olimpíadas de 2016. A estratégia do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e parceiros é voltada à promoção da alimentação saudável com base em produtos da agricultura familiar, orgânicos e agroecológicos. Para isso, uma série de atividades está sendo planejada para o evento, que deverá atrair para a cidade do Rio de Janeiro, entre 5 e 21 de agosto de 2016, 380 mil turistas.
A ampliação do acesso a alimentos saudáveis, por meio da aplicação de recursos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae), está entre os objetivos da campanha Brasil Orgânico e Sustentável até as Olimpíadas. Nesta semana, foi realizada, no Rio de Janeiro, a Rodada de Negócios para a Alimentação Escolar, que promoveu a aproximação entre agricultores familiares – potenciais fornecedores para a merenda escolar – e agentes públicos – compradores potenciais dos alimentos servidos para os cerca de 700 mil alunos da rede de educação básica municipal (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos). Estima-se que serão aplicados recursos da ordem de R$ 18 milhões apenas para a realização, na cidade do Rio de Janeiro, do percentual mínimo (30%) de compras da agricultura familiar exigido pela lei da Alimentação Escolar .
A rodada, promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico (Sedes) da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, reuniu cerca de 50 representantes de cooperativas da agricultura familiar dos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Na linha da alimentação saudável, será organizada, na capital fluminense, a compra, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), de produtos orgânicos a serem introduzidos também na merenda escolar. Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, são servidas, por mês, cerca de 13 milhões de refeições, nas 6 mil escolas da rede municipal.
Praças Brasil Orgânico e Sustentável – Os quiosques para venda direta de produtos da agricultura familiar, que em 2014 foram instalados nas cidades-sede da Copa do Mundo, vão ganhar novo formato nas Olimpíadas 2016. Mais amplo e integrado por uma área de convivência, as “praças”, como serão chamados estes espaços, estarão instaladas em cinco pontos do Rio de Janeiro – Praça São Perpétuo (conhecida como Praça do Ó), Jardim Botânico, Largo do Machado, Saens Peña e Centro (Praça XV ou Porto).
Novas parcerias – Além da Prefeitura do Rio de Janeiro, também foram confirmadas para a campanha Brasil Orgânico e Sustentável as parcerias com a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), o Instituto Maniva e o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
A campanha Brasil Orgânico e Sustentável é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Turismo (MTur), com o Programa das Nações Unidades para o Meio Ambiente (Pnuma), com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ); com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, com a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), com o Instituto Maniva, com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e com o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).
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