terça-feira, 7 de abril de 2015

Dia mundial da saúde: OMS destaca segurança alimentar

No Brasil, tema é ampliado, com incentivo à prática de atividades físicas associada ao consumo de alimentos seguros e alimentação saudável

07/04/2015
Por Fernanda Marques
Hoje, 7 de abril, é o Dia Mundial da Saúde. Este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) marca a data com o tema “Do campo à mesa, obtendo alimentos seguros”. No Brasil, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) aproveita a ocasião para incentivar a prática de atividades físicas associada ao consumo de alimentos seguros e a alimentação saudável.

De acordo com a Opas/OMS, “alimentos não seguros contendo bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas prejudiciais à saúde são a causa mais de 200 doenças – que vão da diarreia ao câncer. Doenças diarreicas matam cerca de 2 milhões de pessoas por ano, incluindo muitas crianças”. Trata-se de um problema que sobrecarrega o sistema de saúde pública e prejudica o desenvolvimento dos países. A promoção da saúde depende do acesso a alimentos seguros e nutritivos, em quantidades suficientes. “Alimentos não seguros geram um ciclo vicioso de doença e desnutrição que afetam particularmente os mais vulneráveis (crianças, idosos e doentes)”.

A segurança alimentar, portanto, deve ser uma prioridade de saúde pública. “A OMS e a Opas dedicam esse Dia Mundial da Saúde aos alimentos seguros, a fim de catalisar uma ação coletiva dos governos e do público para a adoção de medidas destinadas a melhorar a segurança dos alimentos no campo, nas indústrias, nos mercados, nos restaurantes, lanchonetes e padarias, nos serviços de ambulantes e nas cozinhas dos nossos lares”.

O Portal de Periódicos busca contribuir para essa ação coletiva ampliando o acesso a informações qualificadas sobre segurança alimentar. A seguir, uma lista de artigos que abordam o tema:






Link: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário