domingo, 10 de maio de 2015

Descoberta: a pimenta combate o câncer!

Mais um valor nutricional para a pimenta – além da magia que agregam aos pratos, as pimentas podem ser mais uma arma no arsenal contra o câncer. Isto graças à CAPSAICINA, a molécula deliciosa que, em algumas pimentas, é muito abundante.


Dados acumulados de epidemiologia sugerem que o câncer pode ser provocado pelo estilo de vida, incluindo a dieta. Muitos alimentos contêm substâncias que dificultam o surgimento do câncer: a quimioprevenção, uma nova área de pesquisa contra esta doença, estuda o uso de compostos nutricionais que impedem ou dificultam a instalação do câncer.

Neste trabalho, os autores mostram que a capsaicina em combinação com o3,3′-diindolilmehano (DIM), extraído do repolho roxo, promove a morte (via apoptosis) das células cancerígenas.

Os resultados indicam uma ação sinergística entre o DIM e a capsaicina, que modulam e estimulam a ação de genes das células do câncer associados ao processo de apoptosis.

A novidade é muito promissora, pois indica um novo mecanismo de combate ao câncer. E, ainda, com algo muito saboroso: todo mundo adora uma pimentinha bem picante, não é?!

Veja o artigo inédito completo em
Canal Fala Química

Nenhum comentário:

Postar um comentário