segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Paraíso, Santa Catarina: Epagri reforça cultivo de plantas medicinais e hortas caseiras

Paraíso quer ser centro de referência

A cidade de Paraíso está despertando para a importância do cultivo de plantas medicinais. No dia 17 de setembro, um grupo de 15 pessoas, formado por agentes comunitárias de saúde, assistente social, nutricionista da secretaria da saúde e agentes da Pastoral da Saúde foi até Itapiranga conhecer o horto medicinal, que é coordenado pela extensionista social da Epagri Alesia Ines Lauschner Gesing.

A prefeitura de Paraíso já cedeu local, e o Sicoob vai entrar com os recursos necessários para implantação de um horto de plantas medicinais no município. A visita a Itapiranga serviu para conhecer a experiência e tirar dúvidas sobre o tema. A intenção é que o horto medicinal de Paraíso se torne um centro de referência e unidade didática para a região.

A viagem foi promovida pelo escritório da Epagri em Paraíso em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, Pastoral da Saúde e Sicoob.

Agricultoras de Caxambu do Sul buscam orientação
O Movimento das Mulheres Campesinas (MMC) de Caxambu do Sul esteve no Centro de Treinamento da Epagri de Chapecó (Cetrec) para conhecer o cultivo de plantas medicinais e de hortas caseiras. A visita, realizada em 17 de setembro, foi resultado de um primeiro contato, quando o MMC pediu orientação da Epagri para construção de horto medicinal.

Durante a visita, as 13 agricultoras conheceram o trabalho do Cetrec na produção de hortaliças sem uso de agroquímicos. Também puderam ver o trabalho com plantas medicinais, além de levar para casa mudas que estão em época de plantio.

Dirceu Junior Ferri, extensionista rural da Epagri em Caxambu do Sul, avalia que a produção de plantas medicinais promove a prevenção e cura de doenças, muitas vezes sem uso de fármacos químicos, ao mesmo tempo em que resgata a história e cultura dos antepassados. “Já o cultivo de hortaliças de forma limpa para consumo da família é de extrema relevância, pois diminui a dependência e as despesas com produtos de fora da propriedade”, destaca Dirceu, lembrando ainda que esta prática permite uma alimentação mais equilibrada e saudável, proporcionando maior qualidade de vida à família rural.

O Escritório da Epagri em Caxambu do Sul vai dar enfoque a esses temas no trabalho desenvolvido com o MMC neste e no próximo ano. O objetivo é melhorar o horto medicinal do Movimento, que está em fase de construção, e orientar o grupo quanto ao cultivo de hortaliças.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário