terça-feira, 27 de outubro de 2015

Plantas medicinais na obesidade - I

Introdução

A problemática que envolve o excesso de peso e a obesidade é de grande importância para a sociedade, tendo em vista que atualmente é um dos principais contribuintes para a elevada prevalência de doenças crônicas e de incapacidades (WEISHEIMER et al., 2015). Prado et al. (2010) observam que a fitoterapia clássica está presente há muito tempo no tratamento da obesidade, porém é necessário ao profissional de saúde o respaldo científico para orientação deste tratamento. 

Resenha 

Uma das estratégias mais importantes no tratamento da obesidade inclui o desenvolvimento de inibidores da digestão e da absorção de nutrientes, em uma tentativa de reduzir a disponibilidade de energia por mecanismos gastrintestinais, sem, no entanto, causar qualquer ação no sistema nervoso central (SOUZA et al., 2012). Os autores, no mesmo trabalho, destacam que as plantas são popularmente conhecidas como auxiliares na perda de peso, e tem se tornado alvo central de pesquisas que visam o desenvolvimento de fitoterápicos que possam auxiliar no tratamento antiobesidade, como, por exemplo, a carqueja.

Souza et al. (2012), no artigo intitulado “Estudo da atividade antiobesidade do extrato metanólico de Baccharis trimera (Less.) DC”, concluíram que o extrato metanólico da espécie demonstrou ação emagrecedora e hipolipidêmica. Nesse estudo, o extrato metanólico de carqueja apresentou inibição da enzima lipase pancreática, que é responsável pela hidrólise dos triglicerídeos. O objetivo da pesquisa foi estudar em ratos com dieta hipercolesterolêmica o efeito do extrato na redução de gorduras e no emagrecimento.

Foram coletados exemplares de carqueja no município de Lavras, MG, onde foram lavados e fragmentados. Após processo de maceração e metanol e filtragem, obteve-se uma fase líquida que foi rotaevaporada e liofilizada. Foram utilizados 21 ratos machos que foram divididos em três grupos, A (controle), B (dose de 0,002g/dia), correspondente a 1g/70 kg/dia (dose 1) e C (dose de 0,1g/dia), correspondente a 50g/70 kg/dia (dose 2). 

A dose 1 e a dose 2 foram determinadas com base no extrato de carqueja usualmente ingerido para efeito de perda de peso em humanos, que é de 500 a 1000 mg/dia. Sendo assim, testou-se uma dose de 1.000 mg e uma dose 50 vezes maior para avaliar possíveis ações tóxicas. Os autores verificaram que o extrato metanólico de carqueja tem ação inibitória sob a lipase pancreática in vitro. No final dos 35 dias propostos, os grupos tiveram resultados estaticamente iguais, sendo a dieta efetiva para indução de hipercolesterolemia, e a lipase pancreática inibida. Assim, o extrato de carqueja metanólico demonstrou ação emagrecedora e hipolipidêmica. 

Referências 

PRADO, C.N.; NEVES, D.R.J.; SOUZA, H.D.; NAVARRO, F. O uso de fitoterápicos no tratamento da obesidade. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo v.4, , n.1, p. 14-21, 2010. Disponível em: http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/201. Acesso em: 18 de out. 2015 

SOUZA, S. P., PEREIRA, L. L.S., SOUZA, A. A., SOUZA, R. V., SANTOS, C. D. Estudo da atividade antiobesidade do extrato metanólico de Baccharis trimera (Less.) D. Rev. Bras. Farm., v.93, n.1, p.27-32, 2012. Disponível em: http://www.rbfarma.org.br/files/rbf-2012-93-1-5.pdf. Acesso em: 12 de out. 2015 

WEISHEIMER, N.; COSTA FILHO, P.F.; NEVES, R.P.C.;1 RAYANNY MADHAY DE SOUSA, R.M.; PINTO, D.S. LEMOS, V.M.. Fitoterapia como alternativa terapêutica no combate à obesidade. Rev. Ciênc. Saúde Nova Esperança, v.13, n. 1, p.103-11, 2015. Disponível em: http://www.facene.com.br/wp-content/uploads/2010/11/Fitoterapia-como-alternativa-PRONTO.pdf. Acesso em: 18 de out. 2015 

Texto: 
Darlene Aparecida Holanda Freitas- Nutricionista - darlene.nutri@gmail.com
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo

Nenhum comentário:

Postar um comentário