segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Pelotas: Grupo debate sobre fitoterápicos e plantas medicinais

Prefeita em exercício, Paula Mascarenhas, sugeriu a criação de uma frente de trabalho para avaliar a viabilidade de um plano municipal
A primeira agenda da prefeita em exercício Paula Mascarenhas nesta terça-feira (06/10/15) no estande da prefeitura de Pelotas na Expofeira foi um pedido do representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rodrigo Hoff para tratar sobre a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. As colônias Maciel e Grupelli fazem parte da cadeia produtiva das plantas no Município e se qualificam atualmente com workshops ofertados pela Emater. 

A ideia do Ministério é que Pelotas conheça tanto o plano nacional quanto os municipais, que já vem sendo executados com resultados positivos, como o exemplo de São Lourenço do Sul. “Acho importante que conheçamos a iniciativa em São Lourenço até para nos estruturarmos”, disse Paula.

Duas vezes ao ano o governo lança um edital que propicia a criação de um laboratório público, responsável por confeccionar os medicamentos. Outra possibilidade é que, a partir da matéria-prima, farmácias de manipulação conveniadas à prefeitura possam manipular os medicamentos que posteriormente serão distribuídos na Farmácia Municipal.

Paula sugeriu a estruturação de uma frente de trabalho que possa analisar a viabilidade de um plano municipal para Pelotas. Este grupo deverá debater sobre passos a serem dados, como fazer e quais as maiores necessidades de medicação da cidade.

Participaram da reunião - e estarão na frente de trabalho -, as secretarias de Saúde (SMS) e Desenvolvimento Rural (SDR), representantes do curso de enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Visconde da Graça (IFSul/CAVG) e Emater. A Embrapa será convidada a fazer parte do grupo.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário