segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Paraná: Cultivo de plantas medicinais é exemplo para agricultura familiar (www.folhadeirati.com.br)

Adriana Souza
20/10/2015

Das ervas produzidas, algumas estão em processo de certificação orgânica e outras em cultivo convencional com trato orgânico
Há mais de 20 anos a família Sandeski começou a trilhar um caminho promissor no ramo das ervas medicinais, condimentares e aromáticas em sua propriedade no Sítio João do Barro na comunidade de Lontrão, em Imbituva. A atividade que foi iniciada pelo seu João Luiz Sandeski e sua esposa Cecília, hoje também envolve o filho Cleberson e a nora Marina, os filhos do casal, João Kleber e Maysa, apesar de pequenos, acompanham de perto a rotina corrida da família. Além deles, há outras pessoas que ajudam nas atividades.

"A propriedade produz durante todo o ano, tanto na cultura do inverno quanto de verão. As mudas das ervas vêm do viveiro Hort&Man de Curitiba, mas algumas espécies são mudas de sementes de plantas cultivadas pela própria família, como a Alcachofra , a Calêndula, Tansagem, Hibiscus, e a Perpétua. A propriedade está sendo certificada", conta Marina. 
"Além de estarmos trabalhando com o que gostamos, é uma atividade livre de agrotóxicos e sabemos que vamos ajudar muitas pessoas com as plantas que aqui são cultivadas", diz Marina. 

Tudo o que é produzido na propriedade tem venda garantida, para outras cidades e estados, inclusive, há ervas produzidas na propriedade que são exportadas. A demanda é tanta que há algum tempo, a família organizou um trabalho de parceria em produção com outras propriedades próximas e até outras mais distantes, como da cidade de Rebouças, para conseguir atender os pedidos de produtos solicitados pelo mercado de plantas medicinais. 

Hoje, são 26 propriedades cadastradas e a expectativa é que esse número cresça mais. "Em Rebouças, contamos com o apoio técnico da Vanessa Cararo e em nossa propriedade temos o auxílio técnico da Emater do Martinho Rickli Junior e do engenheiro agrônomo e doutor em Plantas Potenciais, Medicinais e Aromáticas Cirino Corrêa Junior", explica Marina.

Cleberson fala que além dos produtores estarem fazendo a diversificação de cultura em suas propriedades, eles colaboram com ervas de boa qualidade para o mercado. "Para nós a qualidade das ervas está no gosto pelo trabalho, amor e dedicação que são itens fundamentais para um bom resultado. Não é fácil cultivar ervas medicinais. Plantar, cuidar, capinar, colher, secar, mas no final é gratificante", relata.

Ele comenta que mesmo sendo uma cultura não tão difundida como a do milho e soja, por exemplo, a família batalha diariamente por seu espaço no mercado. "Aqui tratamos todos com igualdade até na hora da refeição. Fornecemos o lanche da manhã e da tarde, e almoço, para que todos tenham uma boa refeição", relata Cleberson.

O engenheiro agrônomo e coordenador estadual da Emater, Cirino Corrêa Júnior, é um dos técnicos que presta assistência a produção da família Sandeski. Cirino tem pós-doutorado na área de plantas medicinais e aromáticas e já escreveu diversos livros sobre o assunto. 

"O Paraná é o estado que mais produz ervas medicinais. Cerca de 90% de toda a produção. E isso se deve as condições adequadas de clima e solo. Por isso, a necessidade de estar constantemente incentivando e orientando os agricultores sobre a melhor forma de cultivo das plantas para que se mantenha a qualidade da produção", explica Corrêa Junior.

O engenheiro ainda cita que apesar da crise, a demanda por esse tipo de produtos é alta. O mercado cresce cerca de 7% ao ano. "Por ser uma atividade agrícola em que se têm produtos o ano inteiro, sendo oferecidos para vários ramos, como farmacêutico e alimentício, o mercado neste setor está aquecido, não se houve falar em crise", fala.

Ele ainda menciona a rentabilidade da produção das ervas. "A produção de cada hectare de planta equivale a plantação de 10 hectares de milho e, também proporcionalmente há sete de soja", explica o engenheiro.

"Acreditamos que o dom da vida é único, podendo preservar e zelar por ela, mesmo trabalhando bastante, mas com a consciência de que tudo é feito com respeito pela saúde e pela natureza", fala a família Sandeski.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário