domingo, 25 de outubro de 2015

Projeto registra uso de plantas medicinais


Diário do Pará – Online | 24 de novembro de 2014

O Projeto “Portal de Plantas Medicinais e Fitoterapia em atenção integral à saúde” reúne os três eixos acadêmicos: ensino, pesquisa e extensão. Seu principal objetivo é o resgate e registro da história, bem como da memória popular, sobre o uso de plantas medicinais na Amazônia.

Entre as proposta do projeto está a investigação da trilha do conhecimento, ou seja, saber como esse conhecimento é difundido na região. “A trilha de saberes busca mapear no Estado quem são as pessoas detentoras desse conhecimento.

Com essas informações, será possível criar uma biblioteca viva dentro do Portal”, explica o coordenador Marcos Valério Santos da Silva, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Na biblioteca virtual, os usuários poderão acessar entrevistas sobre o uso de plantas, em diferentes localidades do Estado.

Outra atividade realizada por quem atua no projeto é a roda de conhecimento, que visa identificar e registrar quem são os estudiosos desta temática nas universidades. Segundo Valério, a intenção é verificar como cada uma das áreas do conhecimento se apropria e gera novas informações sobre o assunto.

O projeto também desenvolve atividades de disseminação dos hortos terapêuticos, as chamadas farmácias vivas, nas unidades básicas de saúde e em escolas de ensino fundamental e médio.

“Nesses espaços, o farmacêutico pode orientar o uso das plantas, discutir temas como economia solidária, meio ambiente, cooperação e, acima de tudo, envolver os alunos dentro desta temática que é importante para nossa região e estratégica para nosso Estado”, avalia.

COMUNIDADE

O portal também leva plantas e produtos para a comunidade, para que ela tenha acesso a mais uma opção terapêutica. Nesse sentido, encontra-se em andamento o convênio com a Fundação Ver-o-Sol, da Prefeitura Municipal de Belém, que disponibilizará produtos fabricados a partir de plantas medicinais registradas na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), na rede de atenção primária do município.

Nos laboratórios da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, estão sendo realizados estudos sobre plantas medicinais, os quais farão parte da biblioteca virtual. Algumas plantas estão sendo estudadas e, oportunamente, estarão disponíveis no site, para consulta de informações mais seguras.

No âmbito do ensino, o projeto é fonte de pesquisa e espaço de atividades para os alunos do curso de Ciências Farmacêuticas. O portal é utilizado em sala de aula como ferramenta para subsidiar os estudos.

“O projeto contribui para a nossa formação acadêmica. Ele complementa aquilo que estamos aprendendo com a farmacognosia, a fitoterapia e com a fitoquímica. O profissional farmacêutico deve conhecer as plantas e saber aplicar esse conhecimento na unidade básica de saúde”, afirma Jéssica Oliveira, bolsista do projeto e estudante do 7º período de Farmácia.

Os estudantes recebem orientação sobre como utilizar as plantas medicinais e preparar os chás caseiros. “É importante orientar a população e os profissionais da Saúde sobre como preparar esses chás, sobre quais as qualidades fitoterápicas das plantas e quais são indicadas para determinadas enfermidades”, afirma Jéssica.

(Diário do Pará com informações da UFPA)

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário