terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Encontros promovem reconhecimento da mulher no meio rural

Fonte: EBC Rádios - Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2016 


Programa Brasil Rural fala sobre os eventos que trazem ações e espaços para valorização da trabalhadora do campo

O papel da mulher do campo, da agricultura familiar e ribeirinha está sendo cada vez mais discutido e ampliado. Por este motivo, o programa Brasil Rural conversou com a secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres, Tatau Godinho, sobre as ações e espaços para a mulher no cotidiano da vida rural.

Existem diversas reivindicações quando se fala em igualdade de gênero, mas algumas são específicas da mulher do campo. Tatau Godinho explica que o trabalho da mulher no meio rural muitas vezes ainda não é valorizado, visto como um trabalho produtivo que contribui economicamente com a renda familiar.

O trabalho das mulheres é menosprezado e isso faz com que elas acabem tendo menos direitos. “É impossível uma pessoa ter autonomia se ela não consegue controlar o próprio trabalho dela, se ela não tem nenhum rendimento pelo trabalho que ela faz”, explica a secretária.

Com o objetivo de gerar reconhecimento e conquistar direitos é que estão sendo realizados encontros, fóruns e outros eventos com as mulheres rurais. A Assessoria para o Trabalho Rural, que cuida do assunto diariamente, em conjunto com a Diretoria de Mulheres do Ministério do Desenvolvimento Agrário, promoverá em março, mês da mulher, momentos em que serão discutidos os direitos das mulheres trabalhadoras.

No dia 4 de março, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos vai realizar um encontro de diálogo com as mulheres sindicalistas para debater as pautas do mundo do trabalho de diferentes áreas. O encontro acontecerá a partir das 9 horas, no Hotel Nacional, em Brasília.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário