domingo, 15 de abril de 2012

III Workshop Potencial Biotecnológico da Caatinga acontece em Petrolina


A UFPE está entre os promotores do III Workshop Potencial Biotecnológico da Caatinga, que acontecerá no dia 24 deste mês, das 9h às 17h, no Campus Petrolina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), como parte das comemorações ao Dia Nacional do Bioma Caatinga, em 28 de abril. O evento vai reunir estudantes de graduação e pós-graduação, ambientalistas, representantes de instituições governamentais e de órgãos de fomento. As inscrições podem ser feitas via preenchimento da ficha de inscrição, que deve ser enviada para o e-mail  mironoliveira99@yahoo.com.br.

Logo após a abertura, a professora Márcia Vanusa da Silva, do Departamento de Bioquímica da UFPE, vai coordenar a mesa-redonda “Conservação e substâncias biologicamente ativas do Bioma da Caatinga”, que contará com as palestras “Manejo de espécies florestais para a região Semiárida”, de Marcos Drumond, da Embrapa Semiárido; “Avaliação do potencial químico e farmacológico de espécies da família Bromeliaceae nativas da caatinga: pesquisa de novas moléculas com atividade analgésica, antiinflamatória e antiulcerogênica”, do professor Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida, do Colegiado de Ciências Farmacêuticas da Univasf; e “Plantas da Caatinga: atividade contra microrganismos patogênicos”, com o professor Alexandre José Macedo, da UFRGS, coordenador da Rede de Biofuncionalização de Superfícies.

A partir das 14h, a mesa-redonda “Caracterização de metabólitos especiais e sistemas produtivos de plantas medicinais”, coordenada pelo professor Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida, da Univasf, vai apresentar os temas “O Bioma da Caatinga como fonte de recursos genéticos para o melhoramento de plantas”, com Carolina V. Morgante, da Embrapa Semiárido; “Isolamento e identificação estrutural de metabólitos secundários oriundos das plantas da Caatinga”, com a professora Tânia Maria Sarmento da Silva, do Departamento de Química da UFRPE; e “Desenvolvimento de cadeia produtiva de plantas medicinais”, com a professora Cláudia Sampaio de Andrade Lima, da UFPE.

Em seguida, o tema será “Instituto de bioprospecção e conservação da Caatinga- IbcC”, com a professora Márcia Vanusa da Silva, coordenadora do IbcC. Além do IBcC, da UFPE e da Univasf, também promovem o evento a Rede Nanobiotec Brasil - Biofuncionalização/Capes, a Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente – MMA, a Fundação Joaquim Nabuco – MEC, o Projeto GEF Mata Branca e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Farmacêutica- INCT-IF. O evento acontecerá na Sala de Núcleo Temático 3, do Campus Petrolina da Univasf.



Nenhum comentário:

Postar um comentário