domingo, 15 de abril de 2012

Uma Proposta de Integração entre os Saberes Populares e Científicos


O Projeto é resultado da iniciativa dos alunos de graduação em Licenciatura Plena em Biologia do IFPA – Campus Abaetetuba. Sob orientação do Professor M. Sc Jeferson Miranda Costa, os alunos vêm desenvolvendo pesquisas em etnobotânica com o objetivo de estimular a integração entre os saberes populares e os conhecimentos científicos.

A comunidade abaetetubense participou das atividades socializando os conhecimentos sobre a flora da região com os alunos do IFPA. Para identificação das plantas medicinais mais usadas pela população foram coletados dados em entrevistas e análises. Os entrevistados participaram de turnês-guiadas, onde foram coletadas amostras de plantas indicadas como medicinais.  Amostras foram utilizadas para compor hortas de plantas medicinais e para confecção de exsicatas, que são amostras de plantas prensadas e em seguida secas em estufa.

Na etapa seguinte, as espécies foram fotografados para elaboração de um banco de imagens e formulação de um catálogo de plantas medicinais. As hortas foram construídas em um laboratório ao ar livre no Campus Abaetetuba. Na delimitação das hortas foram utilizadas garrafas pet’s preenchidas com água. Foram plantadas as principais espécies medicinais utilizadas em Abaetetuba, como Cymbopogon citratus (capim-santo), Bryophyllum sp. (pirarucú) e Lippia sp. (erva-cidreira). Além disso, um espaço disponível foi utilizado como berçário para produção e conservação de mudas.

Com este projeto inicia um processo que deve resultar na valorização do conhecimento tradicional a cerca das plantas medicinais, enriquecendo-o com as informações científicas a respeito das mesmas, fornecendo meios para resgate e difusão dos resultados para comunidade em geral.

Os alunos do projeto foram contemplados no programa de assistência estudantil do IFPA Campus Abaetetuba na modalidade Bolsa de Extensão no período de 2011. 

O Campus Abaetetuba tem recebido alunos de várias escolas do município bem como, as hortas vem sendo utilizadas para aulas e treinamentos com os próprios alunos dos cursos regulares e dos programas como Mulheres Mil e PRONATEC.

Link: 

Data da reportagem: 13.04.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário