quinta-feira, 19 de abril de 2012

Notícia interessante de Angola: Jornadas científicas estudantis recomendam uso de plantas medicinais


Malanje - As primeiras jornadas cientificas estudantis dos cursos de enfermagem e medicina, da faculdade de medicina de Malanje, recomendaram domingo, a integração das plantas medicinais, na medicina convencional, como forma de auxiliar os curativos das enfermidades, caracterizadas de ancestrais. 

As jornadas estudantis recomendaram igualmente aos futuros profissionais de enfermagem e medicina, o reforço de estudo de plantas medicinais e vias de integração bioenergética, como medidas de diversificar as soluções de cura e a redução da taxa de mortalidade.

O aprofundamento de estudos sobre os conhecimentos de prevenção e concepção de gémeos siameses toracopágos, bem como a tomada de medidas que visem a redução de casos de hipertensão arterial e diabetes, fazem parte das recomendações e conclusões das jornadas.

Os discentes universitários das ciências medicinais comprometeram-se, ao nível das suas pesquisas, evidenciar esforços, nos métodos de pesquisa científica e conceituação das enfermidades de hipertensão arterial e diabetes, como formas de se reduzir o índice de prevalência das referidas doenças.

Por sua vez, a vice-decana para os assuntos académicos e investigação científica da faculdade de medicina, Paula Regina Simões, ao encerrar as jornadas, mostrou-se satisfeita, pelo nível de qualidade dos 19 trabalhos de pesquisa científica, apresentados pelos discentes, tendo realçado ser um bom começo, para os futuros profissionais do sector da saúde.

Elogiou de forma particular, os quatro trabalhos de pesquisas científicas, dos 19 apresentados ligados ao uso das plantas medicinais em Malanje, nomeadamente sobre as Siameses toracopágos, Glicemia e sua regulação, doenças diarreicas agudas e o alcoolismo, bem como as suas causas e consequências.

Precisou que os referidos trabalhos têm qualificação ímpar, tendo em vista o rigor, clareza e coerência apresentados na elaboração dos mesmos.


As primeiras jornadas técnicas científicas estudantis da faculdade de medicina, decorreram durante dois dias, sob o lema “o estudante de enfermagem e medicina e os desafios do futuro”.

A Faculdade de Medicina conta com 750 estudantes do 1º ao 4º ano do curso de medicina e do 1º e 2º da especialidade de enfermagem.


Data: 16.04.2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário