quinta-feira, 19 de abril de 2012

Paraná inicia construção da Política Estadual de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos


O uso racional de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos já é reconhecido mundialmente como uma opção eficaz e confiável para o tratamento de diversas doenças. O Paraná é o principal produtor desses princípios ativos naturais do país e, por isso, o Governo do Estado formou uma comissão para discutir a elaboração de uma política estadual que regule o setor e estimule o cultivo, produção, processamento, comercialização e o uso desses produtos.

O grupo se reuniu pela primeira vez nesta terça-feira (17) e surgiu de uma demanda do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra que apresentaram ao secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, uma série de problemas enfrentados pelos produtores de plantas medicinais do Paraná. 

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, o mercado fitoterápico necessita de apoio dos gestores para ganhar mais espaço no Brasil. “Acreditamos no potencial desses medicamentos e eles não podem ser vistos apenas como uma segunda alternativa de tratamento. Em alguns casos a fitoterapia é a melhor forma terapêutica e apresenta resultados bastante satisfatórios”, disse. 

Além disso, o risco de reações adversas é muito menor do que em relação aos outros medicamentos convencionais. “Contudo, como todo medicamento, é recomendado que a pessoa procure um médico antes de sua utilização”, ressaltou Paz.

As diretrizes da política estadual deverão ser apresentadas até o início do segundo semestre e levarão em conta cada etapa da cadeia produtiva desses medicamentos. “Vamos envolver diversos órgãos governamentais e outras entidades da sociedade para construir uma política que compreenda ações viáveis. O objetivo é criar normas de vigilância em saúde e possibilitar um processo de qualificação de todo este setor no Estado”, afirmou o chefe do departamento de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana.

A comissão é formada por representantes das Secretarias da Saúde, Agricultura e do Abastecimento, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, do Movimento Popular da Saúde, dos conselhos regionais de Farmácia e Medicina, da Universidade Federal do Paraná, de universidades estaduais, da Itaipu Binacional e do Consórcio Paraná Saúde.

SUS - Neste ano, o Ministério da Saúde incluiu três novos fitoterápicos na lista oficial de medicamentos fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. Agora a lista do SUS conta com 12 medicamentos deste gênero. “Eles só podem ser dispensados a partir da apresentação de uma prescrição médica e estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios que aderirem à fitoterapia”, explicou Santana.


Data: 17/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário