quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sergipe: Servidores da Saúde recebem plantas medicinais


A distribuição de mudas de plantas medicinais como hortelã, manjericão, alecrim, chás de ervas e sessões de massoterapia marcaram a manhã desta sexta-feira, 10, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os trabalhadores do município foram convidados a experimentar práticas integrativas e complementares em saúde. Na ocasião, o Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin) da SMS lançou a logomarca do trabalho desenvolvido para implantação de serviços como fitoterapia, terapia comunitária, massoterapia, homeoterapia e práticas corporais no Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju. 

A referência técnica do Nuprin em práticas integrativas e complementares, Kátia Menezes de Aragão destacou que há um ano o município de Aracaju investe nessa ferramenta de prevenção e promoção da saúde. “Hoje, apresentamos a logomarca que sintetiza a essência dos trabalhos pautados em técnicas da medicina milenar chinesa. Em julho, demos outro passo importante quando iniciamos a primeira turma do curso de massoterapia para instruir até 30 profissionais da Rede de Atenção Básica”, disse Kátia. Ela acrescentou que com o cumprimento das metas e do planejamento estratégico, logo muitas unidades de saúde da capital terão condições de ofertar essas técnicas para a população. 

As ações visam alinhar a atuação do município com a portaria Nº 971, de 3 de maio de 2006 do Ministério da Saúde que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde. “Práticas corporais, terapia comunitária, massoterapia são cuidados preventivos que podem proporcionar impacto positivo na saúde física e emocional. As técnicas relaxam e estimulam a adoção de hábitos mais saudáveis”, enaltece a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira. 

Aprovação 

Na manhã de hoje, ao chegar ao trabalho os servidores da Saúde tiveram uma bela surpresa: a tenda florida e repleta de mudas e objetos artísticos montados pelo Nuprin. Até a secretária-adjunta, Eurides Rosa de Carvalho experimentou uma sessão de massagem. “Começar o dia de maneira harmônica, confraternizando com os amigos e colegas de trabalho é excelente”, elogiou. 

Isabel Cristina Andrade, servidora lotada na Vigilância Sanitária Municipal também aprovou a ação. Ela ganhou uma muda de camomila para plantar no jardim de casa. “Além de bonita, a planta é muito boa para a saúde. Todos os dias, tomo um chá de camomila antes de dormir. Agora, com a muda vou poder experimentar o chá de forma ainda mais natural”, diz. 

Poesia 

Durante a intervenção, a técnica do Nuprin, Chenya Coutinho declamou uma poesia sobre farmacocinética, que são as etapas que um medicamento passa no organismo: absorção, distribuição, biotransformação e excreção.

Link: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário