sábado, 18 de agosto de 2012

Amapá: Governo inaugura laboratório de produção de fitoterápicos do Iepa


O governo do Estado, por meio do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), vem fortalecendo as estruturas de pesquisa do Instituto. Muitos espaços estavam em condições precárias por falta de investimentos e manutenções.

Nesta segunda-feira, 20, às 9h30, mais um espaço da instituição será inaugurado pelo governador Camilo Capiberibe, o Laboratório de Produção de Fitoterápicos. A cerimônia acontecerá no Auditório Waldemiro Gomes, do Museu Sacaca.

Em função da legislação que entrou em vigor e para atender as exigências da Associação Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), às quais o Iepa precisou se adequar, o Projeto do Laboratório de Produção de Fitoterápicos foi totalmente reformulado, recebendo plena readequação, a qual foi executada durante aproximadamente um semestre.

A obra realizada alterou a estrutura física, em termos de espaços, número de ambientes, equipamentos e mobiliários, recursos humanos qualificados e especializados (contratação de farmacêuticos e pesquisadores na área de Fitoterapia), para que possibilite mais qualidade aos serviços e benefícios a toda a população.

“O Laboratório é a realização de um grande sonho. Depois de tantos anos trabalhando aqui, a sua inauguração com essa estrutura é muito importante para mim, como profissional, e principalmente para toda a população, que será atendida com mais qualidade”, destaca a farmacêutica do Iepa, Cléia Lamarão, que trabalha na instituição desde 1995.

O Laboratório de Produção de Fitoterápicos do Iepa está concluído com um determinado padrão que vai garantir a qualidade de seus produtos. Aguarda apenas a expedição da licença de funcionamento, cujos procedimentos estão em fase de conclusão.

De acordo com a responsável do Controle de Qualidade do Iepa, Leila Pires, já foram realizadas várias reuniões junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com a apresentação da documentação exigida, que é necessária para a expedição do certificado e registro desses fitoterápicos.

Angela Andrade e Graça Viana Jucá/Iepa

Data: 17.08.2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário