domingo, 12 de agosto de 2012

Notícias de Angola: estudo comprova que maioria da população utiliza plantas medicinais


Por Redação

Cerca de 90 por cento da população angolana recorre à medicina tradicional para a cura de várias doenças. A informação foi apresentada num estudo desenvolvido, entre 2002 e 2011, pelo Centro de Botânica e pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto (UAN). 

Segundo a diretora do Centro, Esperança Costa, existem cerca de 37 mil espécies de plantas no mundo, 70 por cento das quais têm efeitos terapêuticos. Em Angola é possível detetar cerca de oito mil espécies, das quais 37 por cento medicinais. 

Esperança Costa comparou ainda os químicos utilizados nos laboratórios farmacêuticos, que resultam na medicina moderna, com os extratos naturais retirados de vegetais e adiantou que estes são 20 vezes mais potentes que os manipulados em laboratórios. Segundo a diretora do Centro, Angola necessita de um laboratório que trate da extração destes componentes vegetais, uma vez que dispõe de tantas espécies, para que deixe de ser necessário recorrer-se ao estrangeiro.

Os resultados deste estudo, realizado entre 2002 e 2011, vão ser publicados num livro, de lançamento marcado ainda para este mês. 


Data: 10-08-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário