sábado, 18 de agosto de 2012

Composto extraído de planta medicinal pode combater câncer


Equipe de pesquisadores do Imperial College London, no Reino Unido, demonstrou que uma droga derivada de uma planta aplicada na medicina tradicional chinesa é capaz de ajudar a combater o câncer de próstata. A pesquisa, a ser publicada na revista Molecular Endocrinology, sugere que o Celastrol, extraído da espécie Tripterygium wilfordii, atua como um agente anti-inflamatório e antioxidante potente no organismo.

Trabalhos anteriores mostraram que a droga é conhecida por suprimir a atividade de uma proteína chamada p23. Agora, os pesquisadores descobriram que p23 desempenha sozinha um papel fundamental na forma como os tumores de próstata são alimentados pelo hormônio masculino testosterona.

"Drogas que bloqueiam p23, como o Celastrol, mostraram eficácia no tratamento de diversas doenças, tais como artrite e asma, ou seja, essa pesquisa já é um passo mais perto da prática clínica. A próxima etapa será testar os efeitos dessas drogas em células de câncer de próstata em laboratório", afirma a líder do estudo Charlotte Bevan.


Anteriormente pensava-se que p23 apenas trabalhava lado a lado com outra proteína chamada HSP90 para ativar a resposta hormonal dos tumores de próstata.


Segundo os pesquisadores, estes resultados fornecem uma rota alternativa por meio da qual os cientistas podem atingir o câncer de próstata.
Eles afirmam ainda que p23 tem um papel muito mais definido nessa doença do que HSP90, o que significa que as drogas que atacam a proteína poderiam, potencialmente, ter menos efeitos colaterais que os inibidores de Hsp90.

"Esperamos que estes resultados possam levar a melhores opções de tratamento para homens com câncer de próstata", concluem os autores.
 
Data: 18.08.2012
Foto: www.lookfordiagnosis.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário