quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Londrina: A história de um pioneiro

Livro resgata a trajetória do homeopata Meton Araújo de Souza, que durante quatro décadas difundiu o poder curativo das plantas medicinais em Londrina

O ilustre anfitrião já foi para o andar de cima, como se diz nas ruas, mas a casa no Jardim Shangri-lá continua recebendo visitas de amigos e clientes que vão até ali para matar saudades do terapeuta homeopata Meton Araújo de Souza.

Cearense de berço e londrinense de coração, ele viveu 103 anos, boa parte deles dedicados a pesquisar plantas medicinais e a receitá-las no endereço que funcionou durante quatro décadas também como seu laboratório e consultório informal.

Parte de sua trajetória e legado estão contadas no livro ``Um Pouco da História do Pioneiro´´, organizado por Norton Rezende de Araújo, um de seus sete filhos. O volume recém-lançado foi editado em formato de bolso. Contém artigos de autoria do pai incluindo um guia prescritivo de raízes e ervas, além de reportagens publicadas na imprensa local sobre o seu trabalho.

``Quando meu pai estava vivo, escrevemos juntos algumas memórias. Ele queria lançá-las num livro mas não teve tempo, então decidi reuni-las ao lado do material arquivado. Havia muita coisa. Tive que selecionar os textos que falavam sobre sua vida e sobre a flora medicinal. Há textos críticos, como um em que relaciona a exploração da Amazônia e o desenvolvimento do Brasil´´, diz o herdeiro e depositário dos conhecimentos do homenageado na obra.

Meton morreu em 2007. Chegou ao Norte do Paraná em 1927, contratado por colonizadores para abrir uma gleba de 60 mil hectares que haviam adquirido do Estado. Dali surgiriam os municípios de Santo Inácio, Santa Fé, Lupionópolis, Guaraci e Jaguapitã. Depois foi para o Rio de Janeiro para trabalhar no laboratório homeopático do primo Adolfo Corrêa de Araújo, que o introduziu aos universos da botânica e da fitoterapia (embora, quando criança, aprendera lições preliminares com uma avó do Ceará que fazia remédios de plantas).

Para complementar os conhecimentos, formou-se em Técnico de Laboratório e Farmácia. Desembarcou em Londrina em 1935 com o objetivo de abrir uma farmácia de produtos naturais. Trabalhou inicialmente como fabricante de sabão e posteriormente como representante regional de uma distribuidora de revistas e jornais. Mais tarde, realizou seu sonho de montar um laboratório homeopata adquirindo um sítio em Ortigueira para cultivo de espécies de plantas medicinais.

``Ele trabalhava com medicina caseira. Foi um homeapata prático. Por isso enfrentou problemas com órgãos que regulamentam a atividade profissional e a comercialização de remédios. Muita gente foi curada com seus chás, daí que as pessoas o veneram e até hoje passam lá em casa para ver seus trabalhos. Esse livro foi feito também por pressão delas´´, salienta.

Meton costumava dizer que uma pessoa não necessitava de mais do que 20 medicamentos para curar todas as doenças. Explicava que descobria o poder terapêutico de uma planta após cheirá-la, mastigá-la, sentir seu sabor e tomá-la como um xarope para observar seus efeitos no organismo. Seguia à risca um princípio da Doutrina Homeopática, que prevê a experimentação e aplicação de medicamentos em um ser humano saudável e não em outros animais. Afirmava que os príncipios ativos da sumaroxa, um cipó que se encontra nas matas do Paraná, trazia a cura da Aids.

``As plantas medicinais são antioxidantes, capazes de prevenir e combater desde câncer até doenças de pele, necroses e mal de Alzheimer. Meu pai sempre se medicou com as ervas que ele mesmo preparava. Em casa, todos de nossa família usamos chás sem produtos químicos, até nosso cachorro´´, assinala Norton. Ele conta que desde 2000 mantém parceria com professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para o desenvolvimento de pesquisas. ``Essas pesquisas são demoradas, mas se os resultados forem positivos, daqui a alguns anos pretendo comercializar as formulações em escala industrial. Tudo vai depender da aprovação e oficialização´´, sublinha.

O livro foi editado com uma tiragem inicial de 1500 exemplares e está à venda no Sebo Capricho, Banca do Rodeio (Calçadão), Banca Flamengo (Mercado Shangri-lá) e Supermercados Muffatto.

Serviço:
Lançamento: livro ``Meton Araújo de Souza - Um Pouco da História do Pioneiro´´
Nelson Sato - Reportagem Local
Data: 05.02.2013
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário